Deuses e entidades

Os deuses de Draganoth são divididos em duas castas: primordiais e mortais.


Os deuses primordiais são um total de cinco. Esses deuses são os manipuladores das essências deixadas pela trindade criadora de Draganoth. Se derrotados, os deuses primordiais nunca serão aniquilados totalmente, pois suas existências são eternas e imortais. Um deus primordial derrotado perderá seu aspecto físico e ficará ausente por tempo indeterminado, até que sua essência se regenere e ela escolha um novo manipulador à altura.

Os deuses mortais são inúmeros, muitos deixaram de existir e muitas passarão a existir. Eles carregam esse nome porque podem ser aniquilados e suas existências esquecidas. Matar um deus mortal, entretanto, não é uma tarefa simples, obviamente, e são necessárias armas ou magias especiais. Um deus mortal pode ter sido um herói ou vilão em vida (alguem que ultrapassou os vinte níveis e tornou-se épico) que atraiu um número significante de seguidores ou pode ser uma entidade sobrenatural de nascimento desconhecido.

Clique nos nomes do deus que você deseja saber mais informações: 

Deuses primordiais:




O deus-herói
Tendência: Leal e Bom (aceita paladinos)
Adoradores típicos: habitantes dos reinos centrais.
Domínios: Bem, Glória, Guerra, Nobreza, Ordem e Proteção.
Arma predileta: espada bastarda.



O deus-lich
Tendência: Caótico e Mal
Adoradores típicos: a Mortalha e a maioria dos mortos-vivos.
Domínios: Caos, Destruição, Enganação, Escuridão, Loucura, Mal e Morte.
Arma predileta: adaga.



A deusa-morte
Tendência: Neutra (variante: ceifeiros)
Adoradores típicos: habitantes dos reinos centrais.
Domínios: Encanto, Glória, Morte e Repouso.
Arma predileta: corrente com cravos.



O deus da forja
Tendência: Leal e Neutro (aceita paladinos)
Adoradores típicos: anões.
Domínios: Artífice, Fogo, Força, Glória, Guerra, Nobreza, Proteção e Runas.
Arma predileta: machado de guerra, martelo de guerra ou picareta pesada.



A deusa dos elfos
Tendência: Caótico e Bom (leia sobre os yeshuas)
Adoradores típicos: elfos.
Domínios: Cura, Magia, Água, Ar, Terra, Fogo, Planta, Proteção, Guerra (leia sobre os yeshua para mais informações de qual domínio selecionar).
Arma predileta: leia sobre os yeshuas.

Deuses Mortais




Seymor, a deusa-aranha

Uma entidade metade drow, metade aranha, presa no alto de uma torre colossal localizada além do perigoso deserto do condenado. Seus devotos, quase todos drows e driders caçam elfos e alimentam a deusa-aranha com a vingança que ela deseja.
Tendência: Caótica e Mal
Adoradores tipicos: drows e driders
Domínios: Destruição, Enganação, Escuridão, Mal, Caos.
Arma predileta: cimitarra e sabre-drow 



 Azka, deusa da redenção

A deusa que representa o equilíbrio e o martírio, cultuada quase exclusivamente no reino de Asura, onde monges, ninjas e samurais disputam com inimigos exóticos como os yuan-ti e as criaturas vindas do pântano de Xea'thoul. Sua história está intimamente ligada à Lorde Splendor.
Tendência: Leal e Neutra (aceita paladinos)
Adoradores típicos: habitantes de Asura (monges, ninjas e samurais).
Domínios: Cura, Força, Libertação, Ordem, Proteção, Repouso, Viagem
Arma predileta: as mãos nuas, katana ou wakizashi.



Uma deusa vestida de escuridão que cobriu parte do deserto de Quéops com o tecido das sombras. Lá, seus asseclas: uma raça exótica metade homem, metade chacal e múmias arcanas disputam lugar com os servos do deus sol, numa eterna luta entre luz e sombras.
Tendência: Neutro e Mal
Adoradores típicos: habitantes da Quéops escura, anubites, espectros.
Domínios: Enganação, Escuridão, Magia, Mal, Repouso,
Arma predileta: foice curta



A deusa que governa a intriga e a enganação age quase exclusivamente nas regiões entre Asura e Rivergate. Seus devotos são os homens-cobra yuan-ti. O culto à deusa-serpente cultua a linhagem ofídica e os venenos mortais. 
Tendência: Caótico e Mal
Adoradores típicos: yuan-tis
Domínios: Caos, Enganação, Encanto, Mal, Morte,
Arma predileta: adaga



O deus do assassinato é uma entidade  vinda do Plano do Esquecimento e bem recente em Draganoth. Ela começou a agir n início da Quinta Era. Seus principais devotos são os changelings - criaturas capazes de mudar suas aparências físicas. Os devotos de Serogue se consideram a maior guilda de ladrões e assassinos do mundo.
Tendência: Caótico e Mal
Adoradores típicos: assassinos, changelings
Domínios: Caos, Enganação, Encanto, Loucura, Sorte, Viagem.
Arma predileta: espada curta



A fera titânica dos oceanos é cultuada por gente humilde e por piratas. Conhecido por seus constantes acessos de fúria, Leviathan impera sobre os oceanos e todos que resolvem ter uma vida em alto-mar aprendem a respeitá-lo com oferendas.
Tendência: Neutro
Adoradores típicos: piratas, marinheiros, habitantes de Labrynna
Domínios: Água, Ar, Clima, Viagem 
Arma predileta: tridente



 A entidade mais cultuada na selva de Chattur'gah é um eterno vigilante de seu lar, protegendo a natureza com unhas e dentes, literalmente. Bárbaros e druidas da região são a maioria de seus devotos, eles acreditam que a capacidade furiosa de um bárbaro é uma forma de compartilhar o instinto de sobrevivência selvagem com seu deus.
Tendência: Neutro
Adoradores típicos: bárbaros e druidas habitantes de Chattur'gah
Domínios: Água, Animais, Ar, Clima, Fogo, Força, Plantas, Terra.
Arma predileta: armas naturais ou bastão.



O deus que não se considera um deus é o patrono da Ordem Arcana de Mordae, um ser arcano que baseia seus estudos na lógica e numa vasta quantidade de conhecimento adquirido durante gerações de magos devotos, acumulado em uma poderosa esfera que sabe de tudo.
Tendência: Neutro.
Adoradores: arcanos e habitantes de Mordae.
Domínios Artífice, Bem, Conhecimento, Libertação, Magia, Runas.
Arma predileta: bordão.




 A musa que representa a beleza, o amor e a união é uma divindade voltada à percepção do belo e à destruição de tudo o que macula o que é sagrado. A bênção de Valerie une casais por toda Draganoth.
Tendência: Leal e Bom (aceita paladinos)
Adoradores típicos: humanos, elfos, habitantes dos reinos centrais
Domínios: Bem, Comunidade, Cura, Encanto, Glória, Nobreza, Ordem, Proteção.
Arma predileta: sabre.



 A deusa da caça é uma representação feminina que tem suas origens na distante Ilha de Irminsul, onde amazonas cultuam a existência da fêmea. Atualmente, Brighitte alcançou outros estados de devoção e nas grandes cidades ela é a representação do poder da mulher na política e governo.
Tendência: Neutro (aceita paladinas)
Adoradores típicos: amazonas das ilhas de Irminsul.
Domínios: Animais, Bem, Clima, Comunidade, Guerra, Plantas
Arma predileta: lança.



A entidade mais misteriosa de Draganoth trata-se de uma presença inteligente que governa sobre um emaranhado de metal e engrenagem no pequeno reino de Dechaeon. Ela tem forte influência sobre os gnomos que parecem ter desenvolvido uma perícia nata com a magia tecnológica. 
Tendência: Neutra
Adoradores típicos: gnomos, habitantes de Dechaeon
Domínios: Artífice, Conhecimento, Proteção, Runas
Arma predileta: martelo de guerra



 O deus dos orcs representa a matança, a violência e a selvageria. A morte e a expansão territorial são os dogmas de uma divindade demoníaca responsável pelos excessos furiosos e dominadores da raça de Katarsh'motta. Durante gerações, Kaz busca uma forma de tornar-se mais poderoso e para alcançar isso, ele está disposto a fazer com que seus devotos provoquem uma hecatombe.
Tendência: Caótico e Mal
Adoradores típicos: orcs e outras raças monstruosas
Domínios: Caos, Destruição, Força, Guerra, Mal, Morte
Arma predileta:machado de guerra.



O deus patrono dos mercadores, andarilhos e bardos está fortemente ligado à sorte, à liberdade e à jornadas, por isso, é uma das escolhas mais comuns entre aventureiros sonhadores. Seus devotos têm forte tendência a serem diplomatas; 
Tendência: Caótico e Bom
Adoradores típicos: viajantes, bardos, habitantes dos reinos centrais
Domínios: Bem, Caos, Comunidade, Conhecimento, Enganação, Libertação, Nobreza, Sorte e Viagem.
Arma predileta: espada longa.



A fênix é uma divindade de pureza e de iluminação. Sua religião governa o reino de Sazancros e seu fogo representa a luta contra o mal. A imortalidade é um assunto bastante comum entre servos da deusa. 
Tendência: Neutro e Bom (aceita paladinos)
Adoradores típicos: habitantes de Sazancros
Domínios: Bem, Comunidade, Cura, Fogo, Glória, Proteção, Sol.
Arma predileta: martelo de guerra.



A impulsiva e confusa deusa da lua é a divindade da noite e das estrelas, é amante esporádica do deus-sol e criadora de raças belas e monstruosas. As fases da lua representam o comportamento diversificado da deusa e seus devotos tomam esse ciclo de mudanças como parte de seus estranhos dogmas. 
Tendência: Caótico e Neutro
Adoradores típicos : licantropos e mortos-vivos
Domínios: Caos, Encanto, Força, Loucura, Viagem
Arma predileta: foice curta.



O sol é, praticamente, a única divindade cultuada no deserto de Quéops. A cultura deste reino é excêntrica e única. Os dogmas de Selloth criaram uma nação forte e rica. O principal inimigo dos devotos do sol é o exército da escuridão, onde uma entidade que governa sobre as trevas tenta cobrir o deserto sagrado com noite eterna.  
Tendência: Leal e Bom (aceita paladinos)
Adoradores típicos: habitantes de Quéops
Domínios: Ar, Bem, Comunidade, Conhecimento, Cura, Glória, Nobreza, Ordem, Proteção, Sol e Viagem.
Arma predileta: maça estrela


Tendência: Caótico e Neutro
Adoradores típicos: habitantes dos reinos centrais
Domínios: Caos, Conhecimento, Enganaão, Encanto, Loucura, Magia, Sorte e Viagem
Arma predileta: maça leve


Tendência: Neutra
Adoradores típicos: habitantes dos reinos centrais
Domínios: Conhecimento, Encanto, Glória, Magia, Morte, Repouso.
Arma predileta: adaga

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2 Comentários

  1. Uma pergunta sobre a deusa primordial dos elfos (Gaiëha) ela é citada nos livros de D&D? Eu gostei bastante dela. Minha personagem na mesa de rpg é druida e é devota a dois deuses Pelor e a Natureza só que ela falar: Pela Natureza soa estranho para mim, então estava a procura de um deus ou deusa da natureza que criou a natureza mesmo o primeiro(a) e encontrei Gaiëha que me agradou. Ela existe nos livros de D&D?

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    1. Não. Não existe 😅 Todos os deuses mostrados aqui no blog são criações para um cenário de campanha próprio que eu mestro para um grupo de amigos.
      Infelizmente 🙁

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