Aspectos: Kaz é o deus da matança, da violência, da vingança e da crueldade. É senhor dos orcs e de tantas outras raças monstruosas que apreciam e são devotas à guerra como meio inevitável de existência. Entre suas alcunhas estão: o arauto da vingança e o praguejador. Seus cultistas realizam cruéis rituais de matança marcados por violência e tortura.
Domínios: Caos, Destruição, Força, Guerra, Mal e Morte.
Tendência: Caótico e Mal.
Arma predileta: machado de guerra ("o arauto da vingança")
Adoradores típicos: os orcs de Katarsh'motta são os principais devotos do arauto da vingança. Outros adoradores típicos são os goblinóides em geral e os homens-lagartos de Chattur'gah. Druidas ou clérigos de Kaz costumam ser chamados de praguejadores. Estes são capazes de infectar as demais raças mortais com a praga dos orcs e são inimigos temidos, soltos pelas planícies do reinado. Os praguejadores são os responsáveis pela criação das feras conhecidas como behemoth, criaturas nascidas de sangue e matança oferecidos à Kaz. Behemoths são criaturas recentes, o primeiro deles foi visto já na Quinta Era, o que indica que o praguejador vem conseguindo poder nas últimas décadas.
|
Uma espécie de Behemoth |
Regiões de influência: Kaz é amplamente cultuado no reino de Katarsh'motta, onde ele é a única deidade venerada. Ainda existem cultos longínquos situados na selva de Chattur'gah, onde humanos denominados "bárbaros de dentes serrilhados" praticam matança em seus templos chamados de Pirâmides de Ankhashadalûr.
Katarsh'motta é um imensa ilha-continente com duras e resistentes formações rochosas. O lugar é considerado o lar da praga, é um grande canyon invadido por moscas e carcaças das vítimas dos orcs.
Nas terras civilizadas, o culto à Kaz é pertinente. Tropas de orcs invadem as terras humanas para praticar a matança e conseguir mais sangue e sacrifícios para o arauto da vingança. Eles costumam saquear e destruir pequenos vilarejos, abandonando-os logo em seguida e deixando nestes a marca do vórtice, o símbolo sagrado do culto ao praguejador.
Símbolo Sagrado:
|
O Vórtice |
Dogmas:
Longe de serem bem organizados, os orcs e demais seguidores de Kaz não possuem um conjunto de dogmas, mas sim missões que devem ser realizadas para alimentar o arauto da vingança e, consequentemente, fortalecer a própria raça.
- Realizar matanças. A matança alimenta Kaz e fortalece seus seguidores;
- Disseminar a praga por todas as regiões do mundo;
- Lutar até a morte e aceitar a última na hora que vier;
- As posses dos inimigos derrotados são de quem venceu. Tome-as ou as destrua.
- Indivíduos fracos podem ser destruídos ou escravizados.
Termos utilizados por servos de Kaz:
Praticar o vórtice: diz-se do ato de invadir um vilarejo ou caravana, matar, torturar e praticar a violência contra inocentes e, em seguida, marcar o local com o símbolo de Kaz (o vórtice).
Behemoth: criaturas nascidas de sangue e matança oferecidos à Kaz. Behemoths são criaturas recentes, o primeiro deles foi visto já na Quinta Era, o que indica que o praguejador vem conseguindo poder nas últimas décadas. Os praguejadores orcs são os responsáveis pela criação dessas bestas.
Pirâmide de Ankhashadalûr: construções colossais em Chattur'gah onde ocorre grande quantidade de sacrifícios ao deus da vingança. O ritual mais comum é decepar a cabeça de um indivíduo e vê-la rolar pelos degraus da pirâmide até sua base.
|
Orcs são os principais devotos de Kaz. |
0 Comentários