[Divindade Mortal] Yunnah, a deusa da noite


A dama na lua, o olho da noite, a amante do sol

Aspectos: Yunnah é a deusa da noite, da lua e das estrelas. Amante de Selloth e destinada a nunca mais vê-lo. Yunnah também rege as criaturas da noite e os licantropos. É a mãe da raça shifter e considerada uma deusa tríplice (pode aparecer em três formas: uma criança, uma adulta e uma anciã), também carrega aspectos de profecia e maldição.

DomíniosCaos, Encanto, Força, Loucura, Viagem.

Tendência: Caótica e Neutra.

Arma predileta: foice curta (“garra da lua”).

Adoradores típicos: shifters, licantropos, sacerdotisas da noite, bruxas e feiticeiras, oráculos e videntes, astrólogos e astrônomos. Os licantropos naturais são vistos como uma bênção de Yunnah, enquanto os licantropos amaldiçoados são indivíduos castigados pela deusa da lua.

            Os adoradores de Yunnah são experientes observadores de estrelas. Eles são capazes de prever acontecimentos ao estudá-las e também acreditam que os astros influenciam no destino e personalidade de um indivíduo. Em Draganoth, o horóscopo e o estudo do zodíaco são voltados aos adoradores de Yunnah.

            Uma bruxa relacionada à religião de Yunnah é, normalmente, uma conselheira capaz de interpretar sonhos, ler mãos e jogar tarot, assim como também são conhecidas por praguejarem maldições. Há muitos seguidores de Yunnah entre as famílias originalmente ciganas.

Regiões de influência: Yunnah não possui regiões de influência específicas. Seu culto se mantém espalhado pelo mundo e pode ser encontrado tanto em regiões reclusas quanto em um templo numa grande metrópole.

A religião da deusa da lua foi sanada recentemente. Antes Yunnah era vista como uma deusa vilânica e vingativa e seus adoradores mantinham suas reuniões em segredo. Até hoje a religião ainda é mal vista, pois muitos consideram Yunnah uma deusa instável que castiga seus inimigos com maldições impiedosas.

            Em Quéops, lugar onde Selloth, o deus-sol, tem maior influência, Yunnah é vista como uma deusa de lamentações e imposta a um destino cruel. No reino deserto apenas mulheres podem ser clérigas de Yunnah e o principal ofício delas é servir aos mais honrados servos de Selloth em seus momentos de dor, fraqueza e prazer. O romance entre um clérigo ou paladino de Selloth e uma sacerdotisa de Yunnah é abençoado por ambas as religiões.

Símbolo Sagrado:
A Garra da lua

Dogmas:

O destino está prescrito nas estrelas. Saber observá-las é uma sabedoria que um seguidor de Yunnah deve possuir. Os servos de Yunnah costumam reconhecer a maioria das constelações e suas histórias.

Para os seguidores de Yunnah, uma constelação é mais do que um simples conjunto de estrelas. É uma teia de destino e personalidade. Cada indivíduo nasce sob a bênção e proteção de uma constelação. Para um clérigo de Yunnah, sua constelação é mais do que simples contemplação. Ela é responsável por decidir qual o ofício, a personalidade e o destino que deve ser seguido.

É costume entre aqueles que seguem Yunnah conhecerem algum estudo simbólico de vidência. Os tipos mais comuns são a interpretação de sonhos, o tarot, búzios e leitura de mãos, mas existem inúmeras formas de estudar o destino.

Termos utilizados por servos de Yunna:

Zodíaco: os clérigos de Yunnah acreditam que uma constelação protege cada pessoa e, se este souber estudá-la (ou encontrar alguém que saiba fazê-lo) é possível discernir metas pessoais, tomar decisões baseadas nos astros e influências que regem a vida do indivíduo. O estudo desses elementos é chamado zodíaco.

Tríplice da lua: conta-se que, quando Yunnah se comunica com seus seguidores de forma aparente e física, ela toma a forma de uma das três personalidades: uma criança, uma adulta ou uma velhinha, cada uma com uma personalidade distinta. Quando a tríplice da lua aparece, normalmente vem a anunciar um destino grandioso a um indivíduo.

A história do sol e da lua: fadados a nunca mais se tocar, a lenda que conta a história da paixão amaldiçoada de Selloth e Yunnah é um dos principais textos sagrados de ambas as religiões.

O Tarot: o tarot é um jogo de cartas com elementos místicos que procura, através do destino de cartas sorteadas, prever ou prevenir algum acontecimento. O tarot, em Draganoth, foi criado pelos ciganos servos de Yunnah e é um jogo costumeiro entre membros dessas linhagens.

O Espelho de Yunnah: alguns clérigos de Yunnah são capazes de se comunicar com a deusa ou um de seus extraplanares através de um ritual nomeado de "Espelho de Yunnah". Trata-se de uma bacia de prata cheia de água límpida que funciona como um espelho ou bola de cristal para magias de adivinhação. Uma versão de ritual mais poderoso, permite que o seguidor de Yunnahmergulhe na água límpida, em noite de lua cheia, e viaje até o plano de origem da deusa (o plano da noite eterna).

O Plano da Noite Eterna: este é o plano de origem da deusa Yunnah. Alguns clérigos e outros seguidores de Yunnah viajam até o plano da noite eterna em busca de bênçãos e redenção. Licantropos amaldiçoados costumam visitá-lo para livrar-se de suas sinas furiosas.  



Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu