Gastar um ponto de ação é uma livre e imediata que não consome tempo algum (a menos que outra regra adiante diga o contrário). Você pode gastar quantos pontos de ação tiver, mas apenas um para cada benefício por rodada.
Monstros e chefões NÃO têm direito à pontos de ação.
CUSTO PADRÃO (1 ponto de ação)
Recuperar pontos de vida: a quantidade de pontos de vida recuperados depende do nível.
Nvl 1~4 = 1d8+1
Nvl 5~8 = 2d8+3
Nvl 9~12 = 3d8+5
Nvl 13~16 = 4d6+7
Nvl 17~20 = 5d8+9
Bônus em testes de resistência: adicione +1d6 em qualquer teste de resistência.
Bônus na CA: adicione +1d6 à CA contra qualquer ataque (mesmo toque ou surpresa).
Refazer teste de resistência: quando o personagem é alvo de uma magia ou efeito contínuo de ação mental é possível refazer o teste de resistência à partir da segunda rodada. Exemplos comuns: afetado por dominar pessoas ou medo.
Ignorar os efeitos de um erro crítico: você ainda falha normalmente (mesmo que a soma do seu teste com o 1 do dado seja suficiente para ser bem-sucedido), mas não sofrerá os efeitos de um erro crítico.
Bom senso: recebe uma dica do Mestre em relação a um assunto. O Mestre não precisa dar a respostas diretamente, mas pode argumentar e induzir certos questionamentos sobre uma situação.
CUSTO ELEVADO (5 pontos de ação)
CUSTO SUPERIOR (10 pontos de ação)
Rebuild
Pré-requisito: disponível apenas para personagens de 9º nível ou acima; o custo deve ser gasto durante o level up do personagem; é preciso gastar um período adequado em afastamento num assentamento equivalente a uma semana por nível de rebuild; a rebuild só é permitida caso a mudança esteja um passo próxima dos aspectos atuais do personagem (por exemplo: um guerreiro rebuildar todos os seus níveis para mago é uma mudança abrupta demais para ser permitida, ou vice-versa.
Benefício: você é capaz de rebuildar os últimos 5 níveis.