Regra definitiva de Pontos de ação.



Gastar um ponto de ação é uma livre e imediata que não consome tempo algum (a menos que outra regra adiante diga o contrário). Você pode gastar quantos pontos de ação tiver, mas apenas um para cada benefício por rodada.

Monstros e chefões NÃO têm direito à pontos de ação. 

CUSTO PADRÃO (1 ponto de ação)

Recuperar pontos de vida: a quantidade de pontos de vida recuperados depende do nível.

Nvl 1~4 = 1d8+1

Nvl 5~8 = 2d8+3

Nvl 9~12 = 3d8+5

Nvl 13~16 = 4d6+7

Nvl 17~20 = 5d8+9

Bônus nas jogadas de ataque: adicione +1d6 em qualquer jogada de ataque. 

Bônus em testes de perícia: adicione +1d6 em qualquer teste de perícia. 

Bônus em testes de resistência: adicione +1d6 em qualquer teste de resistência.

Bônus na CA: adicione +1d6 à CA contra qualquer ataque (mesmo toque ou surpresa). 

Refazer teste de resistência: quando o personagem é alvo de uma magia ou efeito contínuo de ação mental é possível refazer o teste de resistência à partir da segunda rodada. Exemplos comuns: afetado por dominar pessoas ou medo.

Ignorar os efeitos de um erro crítico: você ainda falha normalmente (mesmo que a soma do seu teste com o 1 do dado seja suficiente para ser bem-sucedido), mas não sofrerá os efeitos de um erro crítico.

Bom senso: recebe uma dica do Mestre em relação a um assunto. O Mestre não precisa dar a respostas diretamente, mas pode argumentar e induzir certos questionamentos sobre uma situação.

CUSTO ELEVADO (5 pontos de ação)

Operar destino 
Custo: 5 pontos de ação 
Benefício: evite a morte inevitável do seu personagem ou de um companheiro. 
Observação especial: declare o gasto dos pontos de ação ANTES do resultado da morte. Operar destino não se trata de um efeito de ressurreição. Ele elimina uma jogada que resultaria na morte do personagem ou de um aliado no turno em que é usada.

Restauração heroica 
Custo: 5 pontos de ação 
Benefício: cure 4 pontos de dano em uma habilidade ou um nível negativo adquirido.
Observação especial: a restauração heroica funciona apenas UMA vez por semana.

Troca de talento ou magia 
Pré-requisito: Disponível apenas para personagens de 6° nível ou acima; o custo deve ser gasto durante o level up do personagem
Custo: 5 pontos de ação 
Benefício: troque um talento ou uma magia escolhida por outra, desde que preencha os requisitos de nível e requerimentos. 
Observação especial: note que alguns talentos são requisitos para talentos posteriores (como Ataque poderoso é pra Trespassar, por exemplo). Nesses casos, é impossível esquecer o talento base da build.

CUSTO SUPERIOR (10 pontos de ação)

Rebuild
Pré-requisito: disponível apenas para personagens de 9º nível ou acima; o custo deve ser gasto durante o level up do personagem; é preciso gastar um período adequado em afastamento num assentamento equivalente a uma semana por nível de rebuild; a rebuild só é permitida caso a mudança esteja um passo próxima dos aspectos atuais do personagem (por exemplo: um guerreiro rebuildar todos os seus níveis para mago é uma mudança abrupta demais para ser permitida, ou vice-versa.
Benefício: você é capaz de rebuildar os últimos 5 níveis.

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