Como descrito no Pathfinder Roleplaying Game: Ultimate
Magic, uma obra-prima é um uso especializado de uma apresentação de bardo.
Cada obra-prima depende de uma perícia de Apresentação específica ou um grupo
de perícias específico, assim como uma lista de pré-requisitos (assim como
talentos). Apenas bardos podem aprender obras-primas e cada uma delas está
associada a um custo. Tipicamente, um bardo deve selecionar uma obra-prima no
lugar de um talento ou gastar uma de suas magias de bardo conhecidas de um
determinado nível. Os efeitos das obras-primas são variados, mas cada uma delas
requer o uso de um específico número de rodadas da habilidade apresentação de
bardo para ser ativada. Em alguns casos, um bardo pode estender a duração de
uma obra-prima gastando rodadas adicionais de sua apresentação de bardo.
Se uma obra-prima requer um teste de resistência, a CD será
10 + ½ do nível do bardo + seu modificador de Carisma. A menos que seja
especificado o contrário, efeitos ou talento que estendem a duração de uma
música de bardo NÃO se aplicam às obras-primas.
A Cadência do Caos (Cordas)
Pré-requisito: Apresentação (cordas) 3 graduações
Custo: um talento ou uma magia de bardo de 1º nível.
Efeito: o bardo inicia uma série de notas discordantes que
causam dor e desconforto para qualquer um que a ouça. Excluindo o próprio
bardo, cada criatura que possa ouvir (seja inimigo ou aliado) ficará ofuscada
(-1 nas jogadas de ataque e testes de Percepção) enquanto a apresentação durar
e todas as criaturas dentro de 9m da apresentação receberá 1d4 pontos de dano sônico
não-letal (sem resistência). Você deve manter sua apresentação de bardo durante
uma rodada antes de ativar essa obra-prima, e você não pode ativar esta
habilidade novamente por uma rodada depois de tê-la usado.
Uso: duas rodadas de apresentação de bardo.
Ação: 1 ação padrão
Dissonância de Druapin (teclas, cordas)
Pré-requisito: Apresentação (cordas ou teclas) 7 graduações.
Custo: um talento ou uma magia de 3º nível.
Efeito: quando você ativa esta obra-prima, você ganha os
benefícios da magia deslocamento contra um único ataque. Você deve
decidir se irá ou não usar esta habilidade antes da jogada de ataque que você tentará
desviar. Depois que o gatilho é resolvido, a apresentação se encerra.
Cada vez, além da primeira, que você ativa esta obra-prima,
a chance de erro garantida pelo deslocamento é reduzida em 5%, para um
mínimo de 5%. Quando sua reserva diária de músicas de bardo é restaurada, a camuflagem
garantida por esta obra-prima volta a ser de 50%.
Uso: 2 rodadas de apresentação de bardo.
Ação: 1 ação imediata
Harmonia contente de Gan (canto)
Pré-requisito: Apresentação (Canto) 3 graduações
Custo: um talento ou uma magia de 1º nível.
Efeito: Após completa essa apresentação, cada aliado que
possa ouvi-la ganha +4 de bônus moral em testes de resistência contra efeitos
de ação mental que impelem emoções negativas (como desespero esmagador, fúria
ou medo). Uma criatura afetada que já está sob os efeitos de uma dessas
condições, tem ele suprimido pela duração da apresentação. Esta obra-prima não
afeta efeitos de ação mental baseados em emoções positivas (como boa
esperança ou inspirar coragem). Estes bônus permanecem enquanto a
apresentação estiver ativa, somado a uma rodada.
Uso: 3 rodadas de música de bardo, somado a mais uma para
cada rodada depois que a apresentação é iniciada.
Ação: 3 rodadas completas.
O elogio de Honeylawn (oratória)
Pré-requisito: Apresentação (oratória) 5 graduações.
Custo: um talento ou uma magia de 2º nível.
Efeito: quando esta apresentação entre em efeito, você pode
causar sonolência como uma ação padrão, fazendo que um ouvinte a até 18m caia
no sono como se afetado pela magia sono profundo a menos que seja
bem-sucedido num teste de Vontade. O efeito de sono profundo afeta criaturas
com até 10 DVs, mas uma vez que a soma total de DVs das criaturas ultrapasse 10
ou mais, a apresentação encerra.
Uso: 2 rodadas de apresentação de bardo, somado a duas
rodadas para cada nova tentativa.
Ação: 2 rodadas completas, somado a uma ação padrão para
cada nova tentativa.
Elegia infernal (oratória, canto)
Pré-requisito: Apresentação (oratória) ou Apresentação
(canto) 7 graduações.
Custo: um talento ou magia de 3º nível.
Efeito: cada rodada em que essa apresentação é ativada,
todas as criaturas morrendo dentro de um raio de 9m sucumbem a um efeito de
sangramento (sem teste de resistência). Além disso, qualquer inimigo que morra
enquanto esta apresentação está em ação estará condenado. Conjuradores que
tentem trazer o alvo dessa canção de volta à vida com magias específicas devem
ser bem-sucedidos num teste de nível de conjurador com a CD igual ao teste da
perícia Apresentação (oratória ou canto) do bardo.
Se uma criatura condenada à morte pode esta apresentação é
ressuscitada, ela retorna à viva com 2d6 pontos de dreno em constituição.
Uso: 1 rodada de música de bardo.
Ação: 1 ação de movimento.
A Nona Marcha (percussão, sopro)
Pré-requisito: Apresentação (percussão ou sopro) 5
graduações.
Custo: um talento ou magia de 2º nível.
Efeito: uma vez que esta apresentação é iniciada, esta obra-prima
garante a cada aliado ouvinte, incluindo o próprio bardo, os benefícios do talento
Tolerância durante uma hora. Personagens que já possuam o talento Tolerância
receberão duas vezes o bônus listado (ainda durante 1 hora).
Uso: 10 rodadas de apresentação de bardo, somado a uma
rodada para cada hora em que a apresentação é mantida.
Ação: 1 minuto, somado a uma ação livre por hora.
A valsa de Terquin (dança)
Pré-requisito: Apresentação (dança) 3 graduações.
Custo: 1 talento ou magia de 1º nível.
Efeito: enquanto essa apresentação está em atividade, cada
ataque mal sucedido contra você garante +1 de bônus de esquiva na CA enquanto
você mantém a apresentação ou até que a criatura finalmente seja bem-sucedida
em atingi-lo com um ataque corpo a corpo ou à distância. Você não pode ganhar mais
que +3 de bônus de esquiva na CA desta maneira.
Uso: 3 rodadas de apresentação de bardo.
Ação: 1 ação rápida ou imediata.
A vitória de Viceroy (atuação, comédia)
Pré-requisito: Apresentação (atuação ou comédia) 7
graduações.
Custo: um talento ou magia de 3º nível.
Efeito: quando você inicia essa performance, cada oponente
que possa ouvi-lo experiencia um forte senso de dívida e frustração. Quando um
oponente afetado falha numa jogada de ataque, este oponente tem sua Destreza
negada na Classe de Armadura até o início de seu próximo turno. Uma vez que uma
criatura tenha sido afetada, ela é imune aos efeitos da apresentação pelo tanto
que ela persistir.
Uso: 2 rodadas de apresentação de bardo, somado a uma rodada
de apresentação por rodada de ativação.
Ação: 2 rodadas completas, somada a uma ação padrão por
rodada.
0 Comentários