[Divindade Mortal] Endimion, o deus andarilho

Endimion apresenta-se através de inúmeras aparências. Um humano de boas maneiras e etiqueta, um halfling mascate ou um simpático anão viajante.

Aspectos
: Endimion é o deus andarilho, a personificação da liberdade e do senso de autonomia, também é o patrono do comércio, da cordialidade e dos anfitriões. Ele rege sobre os bardos, os ciganos, os comerciantes e os mascates. 
O deus andarilho é bem visto pela população em geral.

Domínios: Bem, Caos, Comunidade, Conhecimento, Enganação, Libertação, Nobreza, Sorte e Viagem.

Tendência: Caótico e Bom.

Arma predileta: a espada longa ("a guia da jornada").

Adoradores típicos: Endimion possui a maior variedade de devotos distintos entre as profissões, raças e etnias. Bardos e ciganos, habituados com uma vida de jornadas e andanças estão entre os seguidores mais típicos. Comerciantes e mascates oram pelas bênçãos de Endimion em busca de bons resultados em seus negócios. Os anões da Quinta Era acabaram se acostumando com alguns dogmas do deus andarilho (uma vez que a raça é dona da maior zona comercial do mundo). Halflings seguem os costumes da cordialidade, muitos seguem os dogmas dos anfitriões regido pelo templo de Endimion.

Endimion também é uma divindade cultuada em muitas guildas. Os ladrões que, por ventura, vivem de jornadas, emboscando inocentes para conseguir alguns trocados, vivendo a vida de mercenários sem destino, cultuam Endimion por também cultuarem a liberdade, a prata e o ouro, de forma mesquinha.

Regiões de influência: Endimion é cultuado em todos os reinos, embora nunca como a divindade principal. Seus templos são encontrados tanto em grandes zonas urbanas, quanto em lugares afastados. Os templos em grandes zonas urbanas são grandes anfiteatros que comportam desde viajantes em busca de descanso, à artistas e mascates com suas barracas de comércio. Os templos afastados são áreas protegidas do frio da noite, do calor do dia, da chuva e dos perigos, erguidos propositalmente para abrigar viajantes.

Símbolo sagrado: 
A Coroa da Ventura


Dogmas:

Conhecida como a deidade da autonomia e da liberdade, Endimion não possui dogmas convictos, apenas "dicas para convivência", normalmente regidas pelo clericato dos templos localizados em cada cidade. De forma geral, eles seguem um "diário de bons costumes" escrito por Volke Dundrago, um famoso clérigo do deus andarilho, conhecido pelos seus manuais para anfitriões, suas obras literárias e pela sorte que carrega. 

Volke Dundrago
Os seguintes dogmas são os mais comuns e coerentes:
  • Seja cordial e pratique os bons costumes;
  • A sua liberdade é o seu bem mais precioso;
  • A simpatia é mais efetiva que o canto de uma dríade;
  • O mundo é grande demais para conhecermos somente os limites de nosso lar;
  • O comércio é um ato de diplomacia, pratique-o com bom senso;
  • A arte alimenta o coração e o espírito;
Os dogmas a seguir são dicas para longas jornadas, escritas por Volke Dundrago:
  • Nunca recuse conversar com um mascate, enquanto estiver viajando;
  • Visite a taverna da cidade e sempre saiba o nome do taverneiro;
  • Não recuse a boa hospitalidade de um anfitrião;
  • Compartilhe seu vinho;
  • Nunca irrite uma fada;
  • Na dúvida pra onde ir, siga o seu nariz.
  • Procure fazer amizades permanentes;
  • Aprecie a música, o teatro e a literatura;
  • Nunca recuse uma peça de ouro oferecida por um mascate.
Termos utilizados por servos de Endimion:

Regras do anfitrião: conjunto de dicas catalogadas em um diário de jornada escrito por Volke Dundrago. Ensina as boas maneiras e a etiqueta para receber alguém em sua residência ou templo e também para ser hóspede no lar e no templo de alheios.

Enologia: é a ciência que estuda tudo o que está relacionado com a produção e conservação de vinho, desde o plantio, escolha do solo, vindima, produção, envelhecimento, engarrafamento e venda. O vinho é uma especiaria bastante apreciada entre os seguidores de Endimion.


Andarilhos costumam orar para Endimion em busca de sorte e proteção em suas viagens.


Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu