Proficiência com armas e armaduras
Duelistas da katana não recebem proficiência com qualquer tipo de armadura ou escudo.
Bônus na CA
Quando desarmado e não sobrecarregado, o duelista da katana adiciona 1 ponto de seu bônus de Inteligência (se houver) por nível, à sua CA e DMC. Em adição, o duelista da katana ganha +1 de bônus na CA e DMC no 4º nível. Este bônus aumenta em 1 para cada quatro níveis de samurais subsequentes, até o máximo de +5 no 20º nível. Estes bônus na CA aplicam-se mesmo contra ataques de toque ou quando o duelista da katana está desprevenido. Ele perde esses bônus quando está imobilizado ou indefeso, quando usa qualquer armadura, quando usa escudo ou quando carrega mais do que sua carga leve.
Esta habilidade substitui a montaria
Especialização em arma
Quando o duelista da katana ganha a habilidade de 3º nível, ele deve selecionar a katana como sua arma escolhida.
Graça
No 4º nível, o duelista da katana ganha +2 de bônus de competência em todos os testes de Reflexos. Esta habilidade substitui a arquearia montada.
Bloquear
No 5º nível, o duelista da katana aprende a bloquear os ataques de outros criaturas, fazendo-as falhar. Quando o duelista da katana usa uma ação de rodada completa usando a katana, ele pode escolher não fazer um de seus ataques. A qualquer momento antes de seu próximo turno, ele pode tentar bloquear um ataque feito contra ele ou um aliado adjacente como uma ação imediata.
Para bloquear o ataque, o duelista da katana faz uma jogada de ataque usando o mesmo bônus da jogada de ataque que ele reservou para a manobra. Se esse ataque é maior do que o da criatura, ela automaticamente falha. Para cada categoria de tamanho em que a criatura é maior que o duelista, este receberá -4 de penalidade na tentativa de bloquear o ataque (ele também recebe essa penalidade quando tenta bloquear um ataque feito contra um aliado adjacente).
O duelista da katana deve declarar o uso desta habilidade depois que o ataque é anunciado, mas antes da jogada ser realizada.
Esta habilidade substitui o estandarte.
Resposta
Começando no 14º nível, o duelista da katana pode fazer um ataque de oportunidade contra qualquer criatura em que ele é bem-sucedido em bloquear, contanto que a criatura esteja dentro do seu alcance.
Esta habilidade substitui o estandarte maior.
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