Serviços da Fornalha de Prata


Aqueles que visitam o distrito da Fornalha de Prata em Cadic se surpreendem com o número de anões que vivem na região. A forte ligação que o distrito tem com Corantha é notável. O reino que é a caixa-forte do mundo manda caravanas de comerciantes regularmente para a cidade das macieiras e é no distrito da Fornalha de Prata onde pode-se encontrar sua maior influência: gemas preciosas, adereços feitos de todos os tipos de minério, forja de armas e armaduras, produção de estátuas esculturais e a extração de minérios que está ficando cada vez mais próspera.

Ivelka age como uma representante do distrito. Todas as ordens de importação e exportação passam por usa vistoria e, desta, para imensos relatórios compartilhados com o príncipe. Não é exagero dizer que o distrito da Fornalha de Prata é aquele que mais contribui para o capital de Cadic.

Recentemente, nos últimos dias do Ano 24 da Quinta Era, os mineradores do distrito, após enfrentarem e expulsarem um misterioso perigo nos subterrâneos da mina, conseguiram encontrar uma fonte riquíssima de mithrill, tornando o tipo de metal abundante (porém ainda raro, uma vez que a maior parte é dirigido para Corantha devido a um acordo comercial) no distrito. 

No ano 23 da Quinta Era, os gêmeos gnomos, Doplin e Dublin fortificaram as forjas através da Magitek e, embora as fornalhas mecânicas ainda sejam poucas (o preço para criação e manutenção dessas estruturas é caríssimo) é possível encontrar meia dúzia de artífices que usem essa tecnologia. Uma encomenda de forja de arma, armadura ou item que utilize metal como componente material sai 50% mais rápido que usando os meios convencionais, em compensação custa 50% mais caro. Ideal para que tem muita pressa e muito dinheiro.

Fornalhas mecânicas, a Magitek no distrito da Fornalha de Prata

Os serviços disponíveis na Fornalha de Prata são:

Manufatura de armas e outros itens em prata: a prata é o minério mais abundante do distrito (está no nome), forjar o elemento tornou-se comum lá. Particularmente, há quem diga que os anões da Fornalha de Prata conseguem extrair o máximo de pureza do metal e fabricar armas e itens essencialmente mais fortes. A seguir a relação de preços de armas e munições criadas usando o material (lembre-se que armas feitas de prata precisam ser forjadas obra-prima, portanto, considere o custo adicional aplicado ao valor original da arma obra-prima em questão):

  • Flecha de prata:  +2 Po;
  • Arma leve (ex.: adaga, espada curta, maça leve): +20 Po;
  • Arma de uma mão (ex.: espada longa, maça pesada, martelo de guerra): +90 Po;
  • Arma de duas mãos (espada larga, foice, glaive): +180 Po.
Armas de prata são efetivas contra alguns tipos específicos de monstros (como os licantropos e mais alguns tipos de mortos-vivos), porém, muitas vezes, forjar uma arma de prata em Cadic está muito ligado ao luxo ou à superstições (os anões, por exemplo, consideram a prata um metal que atrai sorte).

A fina camada de prata protetora: os anões da Fornalha de Prata conseguiram recentemente (Ano 24, da Quinta Era) extrair o máximo da pureza do elemento prata, tornando-o, através de magia, um minério inesgotável, imune à qualquer tipo de oxidação. Por um preço viável e alguns dias de espera, alguns anões do distrito são capazes de forjar uma arma de prata protetora.

Uma arma feita em prata protetora concede os mesmos benefícios de uma arma de prata comum somado a uma vantagem preciosa: ela é imune à ferrugem, comum ou mágica. Portanto, uma espada feita de prata protetora é imune à magia toque enferrujante ou ao toque de um monstro da ferrugem, por exemplo. Uma arma desse tipo custa o mesmo preço da sua versão obra-prima de prata +750 Po (independente do tamanho da arma ou item).

Por um custo adequado e muito tempo e paciência, anões da Fornalha de Prata podem ensinar a qualquer artífice de confiança (vale a a pena salientar que conquistar a confiança de um anão é difícil) a forjar uma arma de prata protetora (o pré-requisito é que o artífice tenha 5 graduações em Ofícios (alquimia) e Ofícios (armeiro)). Infelizmente, por enquanto, armaduras não podem ser forjadas com uma camada de prata protetora, mas os anões do distrito da Fornalha se ocupam com essa invenção a algum tempo.

Pó de prata: é possível, pelo preço habitual, encontrar uma fonte quase inesgotável de pó de prata à venda na Fornalha de Prata. O pó de prata normalmente é bastante utilizado como componente material de algumas magias, como abençoar água, magia conjurada para criar água benta.

Devido à proximidade com o rio das lágrimas (a água deste rio é sobrenaturalmente sagrada e a água benta criada deste rio possui uma efetividade maior contra mortos-vivos e demônios), o pó de prata é um elemento alquímico bastante procurado no comércio desse distrito.

Diamantes e outras joias: para simples adereços como tiaras, colares e anéis, ou para serem usados como componentes materiais para magia (como todos os tipos de ressurreição ou a magia pele rochosa) o diamante e outras gemas são opções bastante procuradas no mercado do distrito da Fornalha de Prata. A um preço acessível, é possível encontrar uma boa fonte desse material neste lugar. Corantha exporta gemas para a Fornalha de Prata frequentemente.

Armas e armaduras de mithrill: a coragem que os anões do Clã da Picareta tiveram para adentrar as mais profundas e misteriosas cavernas no subterrâneo de Cadic foi presenteada por um achado importante: mithrill puro e a muito tempo adormecido. Como resultado, há um constante aumento da produção de armas e armaduras desse tipo de metal na Fornalha de Prata.

Por causa disso, muitos artífices e ferreiros de Corantha e até de Hefasto estão a um bom tempo em Cadic, dividindo suas experiências de forja com os ferreiros da Fornalha. Para saber as qualidades e o preço de uma arma ou armadura feitas de mithrill, consulte o Livro do Jogador Pathfinder pág. 154.

Encantamento de armas: a magia das fadas e do bosque sempre estiveram impregnadas em Cadic. Com o tempo, outras magias passaram a fazer parte dos ofícios da cidade das macieiras, hoje em dia é possível, com tempo e dinheiro, encontrar um forjador rúnico ou um encantador de armas para encantar a sua própria. 

Pelo preço adequado, você pode encantar armas obra-prima com um bônus de encantamento de até +3 e adicionar propriedades com o custo máximo de +2. Consulte a criação de armas e armaduras mágicas no Livro do Jogador Pathfinder para maiores informações.

Magia rúnica: os anões são os detentores de uma arte mágica e artífice capaz de prender magias arcanas ou divinas em armas ou armaduras. Uma runa anã é ativada através de uma palavra de comando que disparará a magia aprisionada imediatamente, funcionando como uma magia conjurada a partir de um pergaminho.

A principal vantagem de uma runa anã é atribuir um espaço de magia temporário a uma arma ou armadura no qual seu portador, mesmo sem a necessidade de conhecer magia, conseguirá conjurar apenas invocando a palavra de poder. Uma arma incrustada com uma runa que guarda uma magia de toque pode considerar a lâmina como a responsável pelo ataque de toque (como parte de uma ação de ataque), assim, um toque elétrico, por exemplo, poderia ser descarregado junto ao ataque de um machado que estivesse incrustado por uma runa mágica.

Apenas magias de 3º nível ou menor podem ser incrustadas no formato de runa em uma arma ou armadura. Apenas armas e armaduras feitas de metal podem receber seus benefícios. Uma vez que a palavra de poder for proclamada e a magia entre em ação, ela durará conforme o indicado na duração da magia em questão e a runa desaparecerá. Não importa o tamanho da arma ou armadura, apenas uma runa mágica pode ser cravada por vez. Outros itens de metal podem ser usados como componente para a runa mágica, neste caso, o Mestre deverá considerar as devidas proporções do item e considerar viável ou não a possibilidade.

O custo para incrustar uma arma, armadura ou item com uma runa mágica é igual ao cálculo de criação de uma poção +25% (calcule o valor usando o cálculo apresentado na pág. 134 no Livro do Jogador Pathfinder e acrescente 1/4x ao valor total). Magias com alcance ou distância pessoal podem ser gravadas numa runa mágica normalmente. Uma vez que uma runa mágica necessita de uma palavra de comando para ser ativada, é necessário que o portador da runa seja capaz de falar durante o ato. Não são necessários gestos para invocar a magia incrustada numa runa mágica, portanto, clamá-la não impõe chance de falha arcana. Pronunciar a palavra de poder é uma ação livre, porém, conjurar a magia da runa segue as mesmas regras de conjuração de uma magia comum (use o nível de conjurador do forjador rúnico).

Uma magia rúnica pode ser dissipada através de dissipar magia ou similar, mas considere o nível de conjurador +4 quando calcular a dificuldade para fazer isso. As runas mágicas são mais difíceis de serem dissipadas do que um pergaminho comum. Além disso, o conjurador que deseja dissipar uma runa mágica precisa perceber a runa e especificá-la como alvo da magia dissipadora.



Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu