Valores de habilidade: oreads são fortes, sólidos, estáveis e estóicos. Eles recebe +2 em Força, +2 em Sabedoria e -2 em Carisma
Tipo: oreads são extraplanares com subtipo nativo;
Tamanho: Médio.
Deslocamento (lento): oreads têm deslocamento de 6m;
Idiomas: oreads começam sabendo falar o idioma Comum e Terran. Se eles possuem valor alto em Inteligência podem escolher dentre os seguintes idiomas extras: Aquan, Auran, Anão, Élfico, Gnomo, Halfling, Ignan e Subterrâneo.
Resistência à energia: oreads têm resistência ao ácido 5.
Habilidade similare à magia (SM): oreads podem conjurar pedra mágica 1/dia (nível de conjurador igual ao nível do personagem; CD 11 + mod. de Carisma).
Visão no escuro: 18m;
Afinidade com a terra: oreads feiticeiros com a linhagem elemental (terra) tratam seu valor de Carisma +2 ao determinar a eficiência de todas as habilidades da classe e magias de feiticeiro. Oreads clérigos que escolham o domínio terra recebem +1 no nível de conjurador para determinar a eficiência dos poderes e magias do domínio.
[Traços raciais alternativos]
Forma cristalina: oreads com este traço ganham +2 de bônus racial na CA contra raios devido à sua pele cristalina e reflexiva. Em adição, uma vez por dia, ele pode defletir um único ataque de raio como se tivesse o talento Desviar objetos. Este traço racial substitui a afinidade com a terra.
Invocação de pedra: criaturas convocadas através das magias invocar criatura ou invocar aliado da natureza por um oreads permanecem em campo duas rodadas a mais. Esta traço racial substitui a afinidade com a terra.
Pele de granito: camadas de pedra nascem na pele do oread e ele recebe +1 de bônus racial em armadura natural. Este traço substitui a resistência à energia.
Isolado: muitos oreads preferem viver sozinhos, afastados ou com a família em grupos isolados dentro de cavernas ou em cima de montanhas. Estes recebem +2 de bônus racial em testes de Percepção e Conhecimento (exploração). Eles começam o jogo sabendo falar apenas o idiomas Terran. Este traço racial substitui a resistência à energia e altera os idiomas iniciais do oread.
Nascido na montanha: oreads com este traço vieram de uma geração de moradores das altas montanhas. Eles recebem +2 de bônus racial em testes de Acrobacia feitos para evitar quedas e outros perigos que envolvem grandes alturas e também em testes de resistência contra os efeitos de fadiga e enjoo devido à grandes altitudes. Este traço racial substitui a habilidade similar à magia.
Sangue rochoso: oreads com este traço recebem os benefícios de cura acelerada 2 durante 1 rodada toda vez que são alvos de algum dano por ácido. O oread pode curar até 2 pontos de vida por nível por dia com esta habilidade. Este traço substitui a afinidade com a terra.