Regra expandida: Ofícios (alquimia)

 NOTA: essa regra expandida é uma variante de própria autoria. Ela pode conter alguns erros questionáveis e pode ser modificada posteriormente conforme o mau uso dela em jogo. A intenção da criação dessa regra expandida é tornar a utilização da perícia Ofícios (alquimia) mais útil e bem elaborada, excluindo algumas limitações devido ao tempo de uma semana adquirido para a criação de um único frasco.

Os narradores do cenário podem desejar aplicá-la ou não, conforme seu desejo, também podem criar exceções a seu gosto.

Um laboratório de alquimia

O laboratório de alquimia

O laboratório de alquimia é um lugar, normalmente, cubicular e pouco extenso, reforçado com alvenaria, portas e janelas de madeira pesada e resistente ao fogo para conter explosões e limitar a expansão do calor caso algum desastre aconteça. 

Um ambiente muito ventilado ventilado ou, de outra forma ineficiente para o ofício impõe uma penalidade de, no mínimo, -2. Em compensação, um laboratório de alquimia completo, preenchendo todos os requisitos de ambientação, concede ao alquimista +2 no teste da perícia. 

Praticar alquimia em lugar aberto ou em um estabelecimento que não preencha os requisitos da lei ambiente, é proibido. Lidar com essa perícia é algo perigoso, um erro e tudo pode ser arruinado, um desastre e a vida do próprio alquimista pode alcançar um fim. Praticar alquimia a menos de trinta metros de uma região populada é crime (mínimo de um dia em cárcere e uma fiança de 10 peças de outro para cada 10 habitantes dentro da região, podendo variar dependendo da cidade e do perigo de objetos inflamáveis nas redondezas). 

O laboratório deve conter, no máximo, dois alquimistas de tamanho Médio ou Pequeno, ou um alquimista de tamanho grande (embora esse requisito possa ser adaptado aumentando as dimensões do laboratório usual, o que significa que esse tipo de laboratório de alquimia adaptado é mais caro, o preço dessa adaptação é determinado pelo Mestre). Personagens de tamanho Miúdo ou menores são desprezados nesse quesito. Um alquimista pode auxiliar o trabalho de outro alquimista considerando que ambos estão presentes durante o processo de criação (auxiliar exige um teste de Ofícios (alquimia) ou Inteligência CD 10 e concede +2 de bônus no teste da perícia).

O laboratório contém uma pequena fornalha reforçada (de metal ou alvenaria), uma chaminé (em cidades pequenas a altura é, no mínimo de três metros, em cidades grandes a altura é o dobro ou até o triplo, no caso de capitais como a Torre de Citadel e Brastav, a chaminé precisa ter uma dimensão mínima de noventa centímetros para um máximo de um metro e meio), uma estante normalmente adaptada com separatórias que dividem e organizam os agentes alquímicos e o material teórico, uma mesa (de madeira ou alvenaria) reforçada usualmente retangular com dimensões mínimas de 3m x 1,5m, que conterá frascos, béqueres, funis de vidro, tubos de ensaio, condensadores, baquetas de vidro, provetas, buretas, pipetas, cápsulas de porcelana, entre outros equipamentos próprios da alquimia. 

O processo

Além de perigoso, o processo de alquimia é demorado e minucioso e requer muita concentração do alquimista. Ele deve trabalhar, no máximo 8 horas por dia. Após esse tempo de trabalho, considere-o fatigado (-2 em Força, Destreza e testes físicos, incapaz de realizar investidas e correr adequadamente) e sonolento (-5 de penalidade contra efeitos de sono) até ter um descanso completo.

Um frasco de qualquer poção alquímica contém 250 ml da substância. Nesse quesito se enquadram os ácidos, o fogo alquímico, o gelo alquímico, o relâmpago alquímica e a antitoxina. Outros objetos são feitos de gás, vapores ou constituição sólida que ocupam 250 mm³ e nestes se encaixam o bastão de fumaça, o bastão solar, a pedra sônica e a cola de enredapé. 

A regra expandida permite que o alquimista escolha a quantidade de mililitros ou milímetros que deseja criar em uma semana realizando pequenos ajustes no preço a ser alcançado e, vez ou outra, na CD do teste a ser alcançado. Veja a seguir:

Passo a passo

1. Determine quantos itens alquímicos você desejar criar no período de uma semana. 

Exemplo: no começo da semana, Kassandra, uma alquimista, deseja criar a seguinte lista de itens alquímicos:

02 frascos de ácido
02 frascos de fogo alquímico 
01 bastão de fumaça

2. Pesquise no livro apropriado o preço total de cada item (no Livro Básico de Pathfinder, pág. 158) e converta-o para peças de prata (apenas acrescente um zero a frente)

Recorte da tabela de preço de itens alquímicos do Livro Básico de Pathfinder

Observe:

02 frascos de ácido = 20 Po = 200 PP
02 frascos de fogo alquímico = 40 Po = 400 PP
01 bastão de fumaça = 20 Po = 200 PP

A soma em peças de prata é 800. Este é o valor a ser alcançado no teste adequado da perícia Ofícios (alquimia) no final de uma semana.

3. Determine a CD do teste. Para fazer isso, use a maior CD dentre os itens listados (no Livro Básico de Pathfinder, pág. 102).
OPCIONAL: lidar com a criação de vários itens alquímicos ao mesmo tempo pode dificultar a concentração e o trabalho do alquimista. Para cada 5 itens que o alquimista deseje criar, aumente a CD do teste da perícia em 2.

Recorte da tabela de CD dos testes de Ofícios para alquimia do Livro Básico de Pathfinder

Note que a maior CD da tabela é a fogo grego e bastão de fumaça, por isso, a CD será 20, independente de a criação do frasco de ácido ter CD 15.
OPCIONAL: Kassandra criará um total de 5 itens, por isso a CD original aumenta em 2. Para criar sua lista de itens alquímicos a CD alcançada terá um total de 22.

4. Determine o gasto em componentes materiais que serão utilizados para a criação dos itens alquímicos da lista. Isso é 1/3 da soma em peças de ouro de todos os itens alquímicos que o alquimista deseja criar em uma semana (conforme descrito no livro básico de Pathfinder)

Exemplo: Kassandra calcula que o valor total, em peças de ouro, dos itens que ela deseja criar é de 80 peças de ouro. Ela terá que gastar 26 peças de ouro e 6 peças de prata e 6 peças de cobre (1/3 do valor de compra) em componentes materiais para fabricá-los. 

Se ela for bem sucedida no teste, no final das contas, ela produzirá os itens alquímicos. Se não, TODO componente material será desperdiçado. Diferente da forja de armas, armaduras e outros itens, a alquimia lida com reagentes químicos voláteis que quando desperdiçados tornam-se inúteis para serem reaproveitados, portanto, um alquimista sempre terá o risco de perder todo o componente material. Se especializar em alquimia é dispendioso.

5. Realize UM teste referente a uma semana de trabalho (8 horas de trabalho por dia), multiplique o resultado pela CD. O total será o equivalente em peças de prata, anteriormente calculadas, que o alquimista conseguiu produzir em uma semana.

Por exemplo: Kassandra resolve trabalhar na criação de seus itens alquímicos durante uma semana. Ela rola o teste da perícia Ofícios (alquimia), a qual ela possui +12 de bônus. O resultado alcançado é 15, somando um total de 27, ultrapassando a CD 20 exigida.

CD base * CD alcançada = Resultado convertido em peças de prata
20 * 27 = 540

Em uma semana, Kassandra alcançou 540 de 800 peças de prata para a criação de sua lista de itens, portanto, uma semana não foi o suficiente para que ela criasse tudo e será necessário mais uma semana para isso.

Pedindo auxílio

Pedir auxílio a um alquimista é uma forma de acelerar o processo bastante vantajosa. Um alquimista PDM pode ser encontrado em cidades grandes e metrópoles, eles podem trabalhar até 8h por dia e exigem um preço estimado em 1 peça de ouro e 3 peças de prata por dia (considere fechado em 10 Po pelo trabalho de uma semana).

Essa regra de contratação de um alquimista profissional para auxílio de produção sobrepõe a tabela vista no livro do jogador (a qual contratar um profissional custa 3 PP por dia). O trabalho da alquimista é perigoso e requer muita especialização, por isso eles cobram 1 peça de ouro a mais.

Um alquimista profissional contratado nunca falha (a menos que o Mestre decida isso), porém, sempre alcança o resultado mínimo para obter sucesso.

Por exemplo: Kassandra contratou Nicole, uma alquimista que trabalhará oito horas além das oito horas que a própria Kassandra trabalha em seu ofício de alquimia. 

Ao final de uma semana, Nicole obterá um resultado 22 no teste de Ofícios (alquimia) a CD mínima que Kassandra deve alcançar para produzir sua lista de itens. No final de uma semana Nicole contribuirá com:

22 x 22 = 484 

484 dos 800 que devem ser alcançados para a produção da lista. 

Kassandra, então, soma seu resultado (540) ao resultado de Nicole (484), totalizando 1.024. Assim, Kassandra, com  auxílio de Nicole alcança o requisito de 800 e fabricam juntas todos os itens desejados.

Sobre PDMs especializados: PDMs também são limitados. Eles não têm graduações infinitas na perícia de alquimia, por isso, é da sabedoria do Mestre colocar um alquimista capaz de auxiliar em testes com CD altas demais. 

Por exemplo, Kassandra deseja criar uma lista de itens alquímicos novos e calcula que a CD será 30. Ela tenta encontrar algum alquimista que pode auxiliá-la, mas, infelizmente a dificuldade é alta demais para qualquer alquimista da região, portanto, Kassandra não obteve auxílio.

Sobre a quantidade de auxiliares: um alquimista só pode obter ajuda de UM auxiliar. O próprio alquimista trabalhará por 8h e seu auxiliar mais 8h, nada mais. Apesar de o dia ter 24 horas, não é possível contratar um terceiro auxiliar. Considere que a alquimia é um processo demorado e que seus reagentes precisam de um tempo de repouso para que a alquimia produza efeitos, por exemplo:

Ao misturar três substâncias em um béquer e misturá-los com um bastão de vidro, é necessário deixar os três reagentes se homogeneizarem durante, pelo menos, uma hora. Mais tarde, a substância homogeneizada precisa ser pressurizada no condensador de vidro. O processo requer mais uma hora de espera, para que a substância vire vapor e depois se liquefaça em um tubo de ensaio.

Todo esse processo está contido nas oito horas de trabalho de cada alquimista e mais as demais horas que os reagentes precisam ficar em repouso durante muito tempo (as oito horas restantes do dia em que o laboratório ficará abandonado, esperando pelo próximo dia.

O porquê dessa limitação: desacelerar um pouco a produção massiva de itens alquímicos e impossibilitar a "apelação" de criar dezenas de itens numa semana.  

Personagem de jogador ajudando personagem de jogador

A regra expandida também permite que dois personagens de jogadores se auxiliem para a criação da mesma lista de itens alquímicos. Ambos os personagens devem possuir a perícia Ofícios (alquimia) e trabalhar em turnos separados de 8h. 

A vantagem deste auxílio é que a produção será acelerada e, diferente de um PdM, um personagem de jogador não tem limitação de CD (um PdM alcança somente a CD mínima necessária para produção), podendo contribuir muito mais na fabricação.

A desvantagem é que ambos os personagens de jogadores têm chance de falhar e arruinar todo o processo (como dito anteriormente, em alquimia, uma falha resulta na perda de todo o componente material).

Essa regra de auxílio é diferente da regra de prestar ajuda durante o processo. Diferem-se porque os personagens estão trabalhando pra um mesmo objetivo embora separadamente, enquanto prestar ajuda são dois personagens auxiliando um o outro no mesmo tempo e espaço.

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1 Comentários

  1. Muito boa a regra, exatamente o que estava procurando. Resumidamente 1/3 do custo do material e o teste precisa alcançar o gasto total em prata para determinar se o tempo de 1 semana foi necessário ou se precisará continuar por mais semanas. (CD*Resultado = prata). Foi esclarecedor.

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