Segue a cena:
O grupo de heróis se esconde atrás dos arbustos. Eles estão prontos para surpreender um acampamento com pelo menos duas dezenas de orcs. O ladino reúne o grupo e diz:
- Tudo que precisamos fazer é montar uma boa estratégia. O mago põe os orcs daquele lado pra dormir, a caçadora aproveita o esconderijo na copa daquela árvore e dispara suas flechas, eu tento eliminar o máximo de inimigos possível furtivamente e o bárbaro cuida dos orcs que, por ventura, sobreviverem a isso. Alguém tem uma ideia melhor?
Eis que Raimundo, o bárbaro brutamontes, revela:
- Eu tenho!
Então se levanta com seu machado grande [G] nas mãos, peito nu, as costas cobertas por um manto feito da pele do último urso que ele mesmo matou à dentada, entra em Fúria, tira pra Ataque poderoso e ataca o primeiro orc dentro da sua linha de investida!!!
Reforçado por inúmeros estereótipos vistos em filmes e desenhos, o bárbaro estúpido, frenético, irracional e de força descomunal é um tipo de personagem comum nas mesas de RPG. A estratégia é sempre a mesma: uma arma de duas mãos, o poder da fúria e os valores de Força e Constituição na tampa, depois, é só sair dilacerando inimigos como quem corta papel com tesoura no trespassar!
Figuras estereotipadas:
Conan, o bárbaro
![]() |
Nota sobre Conan, o bárbaro:
O livro do criador Robert E. Howard nos mostra um bárbaro menos estereotipado, com algumas diferenças do mostrado nos filmes dos anos 1980. Na obra literária, Conan não usa somente uma tanguinha e anda com o peitoral monstro à mostra, muito pelo contrário, ele mantém em seus espólios as melhores armaduras e escudos. O Conan de Robert Howard não é burro, ele, de fato, não é um personagem instruído, porém, ele, por diversas vezes se mostra um guerreiro astuto, chegando a planejar estratégias militares e até demonstrar certa sabedoria na política.
Bobby, Caverna do dragão
![]() | ||||
Sujeitinho danado! Basta meia ameaça do Vingador e Bobby já puxa seu tacape e parte para o ataque. Faria muito mais, caso não fosse insistentemente impedido pela irmã e pelo ranger. Já prestaram atenção que ele esbanja coragem e estupidez? Esse é um estereótipo da fúria e do barbarismo criados para a classe no desenho Caverna do Dragão.
Dave, o bárbaro
O estereótipo é tão manjado que já criaram inúmeros personagens com a intenção de satirizar o tão copiado bárbaro musculoso e burro. Dave, o bárbaro (uma sátira ao próprio Conan, o bárbaro) é um desses exemplos: em terras medievais, Dave consegue solucionar tudo com a ajuda de seus músculos, mesmo com seu QI minúsculo, afinal, para um bárbaro, inteligência significa nada...
Quebrando o estereótipo:
Ideia bacana para um bárbaro diferentão:
William Wallace, o coração valente
Impulsionado pela fúria, ele degolou o responsável pela morte de sua amada sem se importar com as consequências e instigado pela liberdade tão cultuada pelos povos bárbaros ele entrou em guerra...
... mais do que isso: ele liderou uma tropa de escoceses mal armados e desesperançosos contra o temido exército inglês. Isso que é inspirar coragem!
Enfim, abusando do d12 DV da classe e já com pontos de vida negativos, William Wallace gasta suas últimas forças para gritar a palavra que representava seu sonho e o sonho de seu povo: "LIBERDADE!"
Sendo o William Wallace
|