Quebrando estereótipos #1 - O bárbaro estúpido

Segue a cena: 

O grupo de heróis se esconde atrás dos arbustos. Eles estão prontos para surpreender um acampamento com pelo menos duas dezenas de orcs. O ladino reúne o grupo e diz:

- Tudo que precisamos fazer é montar uma boa estratégia. O mago põe os orcs daquele lado pra dormir, a caçadora aproveita o esconderijo na copa daquela árvore e dispara suas flechas, eu tento eliminar o máximo de inimigos possível furtivamente e o bárbaro cuida dos orcs que, por ventura, sobreviverem a isso. Alguém tem uma ideia melhor?

Eis que Raimundo, o bárbaro brutamontes, revela:

- Eu tenho!

Então se levanta com seu machado grande [G] nas mãos, peito nu, as costas cobertas por um manto feito da pele do último urso que ele mesmo matou à dentada, entra em Fúria, tira pra Ataque poderoso e ataca o primeiro orc dentro da sua linha de investida!!!

Reforçado por inúmeros estereótipos vistos em filmes e desenhos, o bárbaro estúpido, frenético, irracional e de força descomunal é um tipo de personagem comum nas mesas de RPG. A estratégia é sempre a mesma: uma arma de duas mãos, o poder da fúria e os valores de Força e Constituição na tampa, depois, é só sair dilacerando inimigos como quem corta papel com tesoura no trespassar!

Figuras estereotipadas:

Conan, o bárbaro




Nota sobre Conan, o bárbaro:
O livro do criador Robert E. Howard nos mostra um bárbaro menos estereotipado, com algumas diferenças do mostrado nos filmes dos anos 1980. Na obra literária, Conan não usa somente uma tanguinha e anda com o peitoral monstro à mostra, muito pelo contrário, ele mantém em seus espólios as melhores armaduras e escudos. O Conan de Robert Howard não é burro, ele, de fato, não é um personagem instruído, porém, ele, por diversas vezes se mostra um guerreiro astuto, chegando a planejar estratégias militares e até demonstrar certa sabedoria na política.






Bobby, Caverna do dragão

Sujeitinho danado! Basta meia ameaça do Vingador e Bobby já puxa seu tacape e parte para o ataque. Faria muito mais, caso não fosse insistentemente impedido pela irmã e pelo ranger. Já prestaram atenção que ele esbanja coragem e estupidez? Esse é um estereótipo da fúria e do barbarismo criados para a classe no desenho Caverna do Dragão.
Dave, o bárbaro



O estereótipo é tão manjado que já criaram inúmeros personagens com a intenção de satirizar o tão copiado bárbaro musculoso e burro. Dave, o bárbaro (uma sátira ao próprio Conan, o bárbaro) é um desses exemplos: em terras medievais, Dave consegue solucionar tudo com a ajuda de seus músculos, mesmo com seu QI minúsculo, afinal, para um bárbaro, inteligência significa nada... 

Quebrando o estereótipo:

No enredo de Como treinar o seu dragão, uma das principais motivações da narrativa é justamente quebrar o estereótipo do bárbaro. Entregues à anarquia e totalmente voltados ao combate e à caça dos dragões, os vikings da animação da Dream Works, passam por uma revolução quando Soluço, um personagem fora do estereótipo (e por isso desconsiderado como útil na ilha onde mora), descobre que é possível montar aliança com os dragões, contradizendo toda a cultura de seu povo.

Ideia bacana para um bárbaro diferentão:


William Wallace, o coração valente



Impulsionado pela fúria, ele degolou o responsável pela morte de sua amada sem se importar com as consequências e instigado pela liberdade tão cultuada pelos povos bárbaros ele entrou em guerra...



... mais do que isso: ele liderou uma tropa de escoceses mal armados e desesperançosos contra o temido exército inglês. Isso que é inspirar coragem!

Enfim, abusando do d12 DV da classe e já com pontos de vida negativos, William Wallace gasta suas últimas forças para gritar a palavra que representava seu sonho e o sonho de seu povo: "LIBERDADE!"




Sendo o William Wallace




Características: 
FOR 13 (lembre-se que a habilidade Fúria lhe garantirá um ótimo desempenho em combate, junto aos talentos selecionados);
DES 14 (lembra da cena do arremesso de pedras? Às vezes saber o quê e aonde atirar é mais fatal do que usar a arma mais grande);
CON 12 (a resistência e pontos de vida desse personagem é equilibrada com seu DV altíssimo: d12 e sua habilidade Fúria, capaz de aumentar seus pontos de vida durante um combate);
INT 10 (apesar de não seguir o estereótipo do bárbaro, William Wallace não é um personagem instruído, sendo um bárbaro, ele não tem o hábito da leitura e desconhece muita coisa);
SAB 14 (sua astúcia em combate e sua capacidade de montar estratégias dá-se a um valor considerável de Sabedoria);
CAR 16 (o grande diferencial desse personagem é a sua capacidade de inspirar seus aliados com algo mais além de gritos furiosos e sangue na batalha. William Wallace é um líder e diplomata nato).

Talentos (6 no total):
Vontade de Ferro: William Wallace é um personagem muito dedicado à sua causa e esse fervor é retratado, no RPG, pela resistência Vontade. Graças ao valor considerável em Sabedoria e, somado à este talento, seu bônus em testes de Vontade chega a +6 (um valor elevado para bárbaros). Não se esqueça que a habilidade Fúria do bárbaro concede +2 em testes de Vontade quando ativa (resultando em +8).


Foco em arma (espada larga): a cena acima é uma das últimas do filme. A espada de William Wallace, mais do que um instrumento de batalha, é um dos símbolos de sua liderança.


Foco em perícia (Diplomacia): sem medo de desperdiçar talento, afinal, estamos falando da principal perícia de William Wallace. Convencer um bando de aldeões a agirem como guerreiros contra um exército potencialmente preparado exige uma boa diplomacia. A gente sabe qual foi o resultado de toda a treta mesmo reconhecendo o carisma elevado desse personagem, por isso, quanto maior seu bônus nesse perícia, melhor. 



Ataque poderoso: esse talento passa a ser bastante útil nas mãos de um personagem capaz de amedrontar inimigos e causar tantas penalidades apenas por manter-se em batalha (veja o talento Demonstração deslumbrante e o poder de fúria Brado Aterrorizante). Elimine as penalidades exigidas por este talento equilibrando com as penalidades concedidas aos oponentes de William Wallace.

Demonstração deslumbrante (Pré-requisito: Foco em arma): erguendo sua espada bastarda e entrando em Fúria, William Wallace é capaz de desmoralizar* todos os oponentes ao seu redor. Esse talento conveniente permite realizar testes da perícia Intimidar no início do combate e afetar todos dentro de 9m de raio.

* um inimigo desmoralizado recebe -2 de penalidade nas jogadas de ataque, testes de resistência e testes de habilidade.



Por fim, temos o talento que mais representa a trajetória de William Wallace: Liderança. Por mais que os resultados vistos no final do filme não tenham sido positivos em termos de sobrevivência, a verdade é que William Wallace inspirou tanto os seus aliados que, mesmo após  sua morte, os mesmos mantiveram-se lutando pela liberdade, instigados pelo sacrifício do amigo e pela honra da causa.

A lista de aliados recebidos através do talento Liderança ressalta fielmente os personagens que seguiam e continuaram a seguir as motivações de William Wallace.

Ficha completa:

FOR 13 (+1) Des 14 (+2) Con 12 (+1) Int 10 (+0) Sab 14 (+2) Car 16 (+3)

PV: 7d12+20 (Média 52 PVs) +16 PVs em Fúria.

Resistências: Fort +7 (+9 em Fúria), Ref +4, Von +6 (+8 em Fúria).

BBA: +8/+2
BMC: +9
DMC: +11

Deslocamento: 12m
Iniciativa +2
Idiomas: Comum.

Ataques*:

Arma primária:
Espada larga (obra-prima):  +11/+6 (+13/+8 em Fúria) 2d6+1 (2d6+4 em Fúria) 19-20/x2.
* aceitando -3 de penalidade para Ataque poderoso: +8/+3, 2d6+10 (+10/+5, 2d6+13). 

Arma secundária (empunhada com uma mão só):
Espada longa (obra-prima): +10/+5 (+12/+7 em Fúria), 1d8+1 (1d8+3 em Fúria), 19-20/x2.
* aceitando -3 de penalidade para Ataque poderoso: +7/+2, 1d8+4 (+9/+4, 1d8+6).
** use a espada longa quando for necessário priorizar a defesa. Essa arma permite ser utilizada em conjunto com um escudo. 

Arma de ataque à distância:
Arco curto composto: +10/+5, 1d6+1 (x3)

* lembre-se que a intenção desse personagem não é causar dano, além disso, muitas das habilidades dele penalizam jogadas de ataque e dano de oponente, além de afastá-los do combate. Aproveite os bônus concedidos nas jogadas de ataque contra inimigos amedrontados e também as táticas de flanqueio com os aliados para garantir maior chance de acerto e dano. Um líder sabe exigir reforço mágico quando necessário.

Talentos: Vontade de ferro, Foco em arma (espada larga), Foco em perícia (Diplomacia), Ataque poderoso, Demonstração deslumbrante.

Poderes de fúria: Brado aterrorizante, Golpe poderoso, Redução de dano aprimorado, Vigor renovado.

CA*: 16 (+4 Cota de malha, +2 Des) 14 em Fúria.
Ao utilizar um escudo grande de madeira a CA será 18.

* aproveite-se das penalidades acumuladas em inimigos graças aos talentos Demonstração deslumbrante e Brado aterrorizante, além de um altíssimo bônus na perícia Intimidar para desmoralizar inimigos. A ideia é acumular penalidades na jogada de ataque do inimigo, não aumentar a própria CA.
** lembre-se que se o talento Demonstração deslumbrante for bem sucedido, todo inimigo afetado tem -2 de penalidade nas jogadas de ataque contra este personagem.

Habilidades de classe: Movimento rápido (12m), Esquiva Sobrenatural aprimorada, Sentir armadilhas +3, Redução de dano 1/- (lembre-se do poder Redução de dano aprimorado)

Perícias*: 
Adestrar animais +8, Cavalgar +9, Escalar +6 (+5), Natação +6 (+5), Percepção +9, Sobrevivência +7, Diplomacia +14, Intimidar +14.

*acrescente os pontos de perícia extras pela raça Humano e pela classe favorecida: Bárbaro.

Desencana! No RPG, estereótipo nem sempre é ruim!

Muitas vezes, a prioridade do jogador que pretende pegar a classe Bárbaro é exatamente o que o estereótipo representa: treta! dano! resistência! BRUTALIDADE! Nesse caso, lembre-se que é o jogador quem sabe a forma como quer se divertir. 

Às vezes é bem mais simples se divertir sem grandes planejamentos e excentricidades. Se você se sente bem com o bárbaro porradeiro, continue o mesmo. Não há problema nenhum!

Vê só:






































Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu