Espólio das Ruínas de Zialzabath

Ruínas de Zialzabath

Um mecanismo interessante pôde ser encontrado em quatro estátuas do covil de Zialzabath. Provavelmente ideia do feiticeiro Grizax para esconder seus tesouros mais favorecidos. Ao mover as vítimas petrificadas, um pesado estrondo ecoa pela masmorra e uma passagem secreta é revelada nos fundos da câmara. 

Os heróis encontram o que poderia ser um laboratório secreto onde provavelmente Grizax passava a maior parte do tempo. No aposento há uma cama empoeirada e cheia de fungos, abandonada a algum tempo, já que o próprio Zialzabath era incapaz de entrar nesse pequeno aposento. Do lado da cama existe um baú trancado, porém, bastante deteriorado. Há duas lamparinas penduradas na parede (porém, apagadas). Elas possuem óleo suficiente para uma noite inteira.

Há uma escrivaninha e uma cadeira frágil no lado oposto dela. Em cima da escrivaninha há: um pote de tinta, duas penas de escrita, uma porção de anotações inconclusivas e um castiçal com três velas gastas. Ela possui duas gavetas. Na primeira é possível encontrar objetos miúdos e aleatórios. São talismãs que Grizax usaria para se prevenir dos perigos do charco e até dos próprios basiliscos:

1x Talismã da Ampola efervescente
1x Talismã da Escamada de tartaruga-dragão
1x Talismã do Morcego mumificado


Na segunda gaveta é possível encontrar uma chave velha. A chave pode ser usada para abrir o baú ao lado da cama de Grizax.

O baú de Grizax possui os seguintes itens:
 

Cajado da Transmutação maior (ver LdJ pág. 569)
Uma varinha de Flecha Ácida nvl. 4
O manto de Zialzabath
1766 peças de ouro

Este é um manto fabricado usando a pele de um basilisco e as escamas dos xulgaths mortos durante a luta de domínio de Grizax e a tribo dos homens-lagartos. Foi oferecido por Schulsz, o xamã, como parte de um pedido de trégua. Grizax gastou bastante tempo encantando essas vestes.

Manto de Grizax
Ele é um Manto +2 Resiliente e é resistente à energia maior (ácido). Grizax também o usava como forma de se prevenir do dano constante de ácidos, substância muito utilizada durante seus estudos (e que, mais tarde, seria também o sangue de Zialzabath).

Além disso, o manto é Nocivo, carregando as seguintes propriedades:

Ativação [livre]; Gatilho: você é agarrado ou atingido por um ataque desarmado.
Efeito: seu atacante deve realizar um teste de Fortitude CD 28. Criaturas com aura de odor, como xulgaths e otyughs, são imunes a este efeito.

Sucesso: a criatura não é afetada e fica imune aos efeitos da armadura por 1 minuto.
Falha: a criatura fica enjoada 1
Falha crítica: a criatura ficar enjoada 1 e lenta 1 por uma rodada.

O manto possui uma aura poderosa de magia e pode render uma boa quantidade de peças de ouro (estima-se que o preço de mercado dele é de 3650 Po).



No aposento também é possível encontrar um pequeno laboratório de alquimia e estudos mágicos e uma estante velha cheia de bolor e teias de aranha.

Laboratório de Alquimia

1x Veneno de Resina da pragardente
1x Veneno de vespa gigante
1x Néctar de purificação
1x Óleo de emendar
1x Óleo de leveza maior
3x Frascos de ácido maior

Estante com livros

Estudos exploratórios dos enxames de vespas gigantes
Livro de fórmula: Néctar da purificação
Livro de fórmula: Óleo de emendar
Livro de fórmula: Óleo de leveza maior*
Livro de fórmula: propriedade de arma corrosiva


* possui a fórmula para todos os tipos de óleo de leveza

Os estudos exploratórios dos enxames de vespas gigantes contêm:

1x Mapa da colmeia de vespas localizada no Charco do Mau Presságio

Enxertos do livro:
"Diferente das vespas de tamanho padrão, uma colmeia de vespas gigantes possui um número diminuto, porém, ainda considerável destas [...] normalmente entre 15 a 20 vespas gigantes."

"[...] vespas gigantes são organizadas e protegem a colmeia até a morte. Quando metade da colmeia morre, a rainha ataca e é auxiliada pelas vespas restantes estimuladas por um feromônio poderoso que as deixa em frenesi."

Fórmula: Veneno de Vespa gigante*
Fórmula: Veneno da Vespa Rainha**

*fabricado a partir da coleta no ferrão de três vespas gigantes

Veneno de vespa Rainha__________Item 10
Preço: 165 Po
Salvamento: Fortitude CD 28; Duração máxima: 6 rodada
Estágio 1: 4d6 de dano de veneno e desajeitado 1 (1 rodada)
Estágio 2: 5d6 de dano de veneno e desajeitado 2 (1 rodada)
Estágio 3: 6d6 de dano de veneno e desajeitado 2.

** uma vespa rainha tem veneno suficiente para três frascos desse veneno.

"Uma colmeia de vespas gigantes normalmente possui mel suficiente para o armazenamento puro de 10 frascos de poção [...] Um frasco de mel possui habilidades regenerativas*. Cada poção deste mel possui valor de mercado de 4 peças de ouro. "

*apenas beber uma poção de mel de vespa gigante recupera 1d6 pontos de vida.

Fórmula: Potencializar elixir da vida

Quando uma porção de mel é usada como ingrediente extra na fabricação de elixires da vida, ele acelera o processo. Reduza o preço de criação de qualquer elixir da vida pela metade se você usa uma poção de mel de vespa gigante como material extra.

 

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