Tradução FAQ


Quão inteligente pode ser um personagem com valor de Inteligência 3? Esse personagem é considerado débil mental ou somente lento? Ele poderia manter um diálogo normalmente ou teria problemas para falar?

Um personagem com Inteligência 3 é mais esperto que a maioria dos animais (que têm um valor de Inteligência entre 1 e 2). Qualquer criatura com valor de Inteligência 3 ou maior pode entender e conhecer pelo menos um idioma. Um humano com Inteligência 3 pode falar o idioma comum mas não possui um bom vocabulário (talvez conhecendo uma centena de palavras com no máximo duas sílabas) e peca no quesito gramática e sintaxe.O personagem fala e entende apenas sentenças simples. Inteligência também afeta a memória e a racionalidade, então dificilmente ele teria consciência de alguns fatos, além de não ser bom em aritmética. A forma que ele é visto depende das condições sociais da campanha. Numa cultura civilizada, como numa metrópole, seria comum este receber títulos depreciativos como "lerdo" ou "retardado".

Meu anão caiu em um poço de fogo alquímico. Embora tenha sobrevivido, o fogo queimou sua barba. Quanto tempo levaria para a barba dele crescer?

Os pelos faciais de um anão crescem na mesma taxa de velocidade que os de um humano. A barba de um anão é cultivada desde a fase jovem e leva pelo menos uma década ou mais de cuidados para que ela cresça e se torne farta (e seja reconhecida por outros anões).

Esquiva sobrenatural previne que meu personagem perca Destreza na CA contra uma finta bem-sucedida?

Não. Esquiva sobrenatural não protege contra todas as situações que possam negar seu bônus de Destreza na CA. Ela apenas previne que você mantenha seu bônus de Destreza na CA se você estiver desprevenido ou estiver sendo atacado por uma criatura invisível. A esquiva sobrenatural não impede que seu personagem seja surpreendido, ela apenas permite que você mantenha seu bônus de Destreza na CA.

Se meu personagem ganha a habilidade Evasão de duas classes diferentes, ele adquire Evasão aprimorada?

Não. Um Ladino 2/Monge 2, por exemplo, ganha Evasão de dois campos diferentes, mas não adquire Evasão aprimorada.

A habilidade Movimento rápido do bárbaro não lista o tipo de bônus. Isto significa que esse bônus se acumula com qualquer efeito que afete o deslocamento?

Sim. 

Se meu bardo tem a habilidade Fúria, ele pode usar a Música de bardo enquanto em fúria?

Você não pode usar qualquer habilidade que requeira concentração enquanto em fúria, nem pode usar qualquer perícia baseada em Carisma a menos que seja Intimidação (então, Apresentação é proibida). Assim, apenas algumas músicas de bardo são possíveis de serem utilizadas enquanto em fúria:

  • Contra canção: Não (requer um teste de Apresentação);
  • Distrair: Não (requer um teste de Apresentação);
  • Fascinar: Não (requer um teste de Apresentação);
  • Inspirar coragem: Sim;
  • Inspirar competência: permanece por apenas 1 rodada por uso (concentração requerida);
  • Sugestão: Não (requer o uso de fascinar);
  • Inspirar grandeza: sim.
  • Música da liberdade: não (requer concentração;
  • Inspirar heroísmo: Sim;
  • Sugestão em massa: Não (requer o uso de fascinar).

Meu Mestre me disse que meu clérigo precisa largar o mangual para conjurar magias. Isso está correto?

Sim e não. Para conjurar uma magia com componente somático (S), você deve poder gesticular livremente com pelo menos uma das mãos. Um clérigo (ou qualquer conjurador) que empunha uma arma em uma mão e usa um escudo pesado na outra, não tem qualquer uma das mãos livres para conjurar magias somáticas (a maioria das magias do jogo). Para conjurar uma magia, o personagem deve largar ou guardar sua arma ou escudo. Lembre-se que o clérigo tem a opção de jogar seu escudo para as costas (uma ação de movimento equivalente a guardar uma arma que não provoca ataques de oportunidade).

Uma opção melhor é o clérigo usar um broquel ou escudo pequeno ao invés de um escudo grande.  Um broquel libera o uso de uma mão para conjuração e o escudo pequeno permite que você use sua mão ocupada por ele para conjurar magias conforme descrito na descrição desses itens no Livro do Jogador. 

Quando você adiciona Dados de Vida a um companheiro animal do druida (ou de ranger) ele aumenta sua progressão e torna-se maior? Por exemplo, um druida tem um lobo como companheiro animal, uma criatura com 2 DV e tamanho Médio. Quando este druida avança para o 3º nível, seu lobo ganha +2 DVs e de acordo com o Livro dos Monstros, um lobo "aprimorado" com 4 DVs é uma criatura Grande. Seguindo esta regra, o logo do druida será um animal Grande?

Um companheiro animal não aumenta de tamanho por receber Dados de Vida extras. 

A habilidade passo sem pegadas do druida funciona mesmo enquanto na forma selvagem? 

Na forma selvagem, o druida mantém todas as qualidades especiais da forma original. Senso da natureza, passo sem pegadas, resistir à tentação da natureza, imunidade à venenos e todas as qualidades especiais são mantidas enquanto na forma selvagem.

Exatamente com que frequência eu posso usar uma arma manufaturada dentro de uma rajada de golpes do monge? Por exemplo, se eu tenho uma adaga de prata +1 e puder realizar três jogadas de ataque em uma rajada, quantos desses golpes podem ser desferidos com esta adaga? E se fosse duas adagas? Como funcionaria se fossem armas naturais, como uma garra ou mordida? Por exemplo, se eu sou um monge vampiro, eu posso usar meu ataque de pancada e assin drenar energia múltiplas vezes de um inimigo atingido?

Você não pode usar uma adaga numa rajada de golpes (a não ser que esta tenha a propriedade mágica certa). Quando você usa a habilidade rajada de golpes, você deve atacar com seu ataque desarmado ou com as armas especiais de monge. Apenas seis armas especiais estão inclusas no Livro do Jogador (kama, nunchaku, bordão, sai, shuriken e siangham). Uma arma natural (qualquer arma natural) não é um ataque desarmado, nem uma arma especial de monge, portanto, não pode ser usada durante uma rajada de golpes.

Se você tem uma (ou duas) armas especiais de monge, você poderá livremente distribuir seus ataques entre as armas durante uma rajada de golpe. Se lhe é permitido três jogadas de ataque durante uma rajada de golpes e você possuir um sai de prata +1 (ou outra arma especial de monge), você pode fazer até três ataques com o sai durante a rajada de golpes. Se você possuir um sai de prata +1 e um sai de ferro frio, por exemplo, você pode fazer três ataques alternando, à sua vontade, entre os dois tipos de sai.

Um monge que esteja com ambas as mãos ocupadas ainda pode fazer ataques desarmados por poder usar qualquer parte do corpo como parte da rajada de golpe.

Uma vez que o monge não pode realizar uma rajada de golpes com armas naturais, ele não poderá usar o ataque de pancada do vampiro durante uma rajada de golpes (a pancada do vampiro não é considerado um ataque desarmado e sim uma arma natural).

Um monge pode lutar com duas armas? Ele pode combinar Combater com duas armas com rajada de golpes? Quais seriam as penalidades nas jogadas de ataque?

Um monge pode lutar com duas armas exatamente como qualquer outro personagem, mas ele deve aceitar as penalidades comuns nas suas jogadas de ataque. Ele pode usar seu ataque desarmado como uma arma na mão inábil, assim ele pode combinar combater com duas armas com sua rajada de golpes para ganhar um ataque extra com sua mão inábil (entretanto, lembre-se que ele poderá usar apenas ataques desarmados ou armas especiais de monge como parte de sua rajada de golpes).

As penalidades por combater com duas armas se acumulam com as penalidades de rajada de golpes. Por exemplo, Ember, uma monge de 6º nível, pode fazer um ataque por rodada com bônus de +4. Quando usa sua rajada de golpes ela poderá fazer dois ataques (usando seu ataque desarmado ou qualquer arma especial de monge que ela empunhe), cada um com +3 de bônus. Se ela resolve fazer um ataque extra com sua mão inábil, ela aceitará -4 de penalidade em todos os seus ataques primários e -8 de penalidade na sua mão inábil (assumindo que ela esteja empunhando uma arma leve). 

Se Ember tem o talento Combater com duas armas, ela recebe apenas -2 de penalidade em todas as jogadas de ataque para realizar o ataque extra com a mão inábil. Assim, quando usando uma arma leve em sua mão inábil durante uma rajada de golpes, ela pode fazer três ataques, cada um com bônus total de +1. Pelo menos um desses ataques precisa ser realizado com sua mão inábil.

Um monge de 20º nível com Combater com duas armas maior pode fazer oito ataques por rodada durante uma rajada de golpes. Assumindo que ele carregue uma arma leve na mão inábil, ele poderia fazer três ataques com a mão inábil (+13/+8/+3) e e cinco ataques (+13/+13/+13/+8/+3) desarmados ou com qualquer arma especial de monge na mão primária. 

Se o mesmo monge também possuir o talento Tiro rápido e arremessa pelo menos uma shuriken como parte de sua rajada de golpes (lembre-se que Tiro rápido pode ser usado apenas em ataques à distância), ele pode arremessar uma shuriken adicional com sua mão primária, mas todos os demais ataques (mesmo ataques corpo a corpo) sofrem -2 de penalidade. Assim seu ataque total seria +11/+11/+11/+11/+6/+1 com a mão primária (dois desses ataques devem ser feito com a shuriken) e +11/+6/+1 com a mão inábil.

Um monge com ataques naturais (como um monge centauro) pode fazer ataques desarmado e ainda usar suas armas naturais? Por exemplo, suponhamos que este seja um monge de 4º nível, ele poderia usar sua rajada de golpes com +5/+5/+0 (somado aos devidos bônus) e depois 2 cascos +0/+0?

Se a criatura pode realizar ataques desarmados e ataques naturais como parte de um ataque total, o monge pode fazer o mesmo (fazendo seus ataques desarmados no lugar do ataque com armas). Assim, como um centauro pode fazer dois ataques de casco em adição ao ataque de uma espada longa, um centauro monge pode fazer dois ataques de casco em adição aos seus ataques desarmados (ou ataques, dependendo de seu bônus base de ataque). 

O monge não pode usar suas armas naturais como parte de uma rajada de golpes, mas ele pode fazer ataques com suas armas naturais em adição à rajada. Todos os ataques então sofrerão -2 de penalidade na rajada de golpes somado à penalidade usual de -5 para ataques naturais secundários. 

O patrulheiro adiciona o bônus extra de dano mesmo em inimigos que são imunes à sucessos decisivos (como construtos ou mortos-vivos?)

Sim.

Eu tenho um personagem multiclasse bárbaro/ladino. Eu posso realizar ataques furtivos enquanto em fúria?

Sim. Um ataque furtivo requer precisão, mas não paciência ou concentração.


Se um ladino é capaz de realizar múltiplos ataques em uma rodada (devido a um bônus base de ataque alto ou o talento Tiro Rápido, por exemplo) ele pode realizar ataques furtivos para todos eles?

Sim, mas apenas se em cada ataque ele preencher os requerimentos para causar o dano adicional de um ataque furtivo. Por exemplo, um ladino que flanqueie um inimigo pode causar o dano furtivo em todas as jogadas feitas contra este. Um ladino sob os efeitos de invisibilidade aprimorada pode realizar ataques furtivos em cada jogada de ataque, desde que este inimigo não possa percebê-lo. 

Se alvo de uma magia invisibilidade, o ladino adicionará o bônus de ataque furtivo apenas ao primeiro ataque, uma vez que a magia invisibilidade se encerra após esta ação.

O ladino adiciona o dano do ataque furtivo quando arremessando fogo alquímico ou conjurando magias como raio ácido?

Sim. O bônus de ataque furtivo é aplicado em qualquer ataque que requer uma jogada de ataque, mesmo se este for um ataque de toque.

Se um conjurador espontâneo aplica dois talentos metamágicos em uma magia o tempo de conjuração aumenta para 2 ações de rodada completa?

Aplicar talentos metamágicos adicionais a uma magia não afeta seu tempo de formulação. Um feiticeiro conjurando uma bola de fogo silenciosa e alterada ainda requererá apenas uma ação de rodada completa para conjurar a magia.

Eu posso usar o talento Ataque natural aprimorado para aprimorar meu dano desarmado de monge?

Sim. Como descrito no Livro do Jogador pág. 73, o ataque desarmado "é tratado tanto como uma arma manufaturada quanto uma arma natural para o propósito de ser afetado por magias ou outros efeitos capazes de aprimorá-lo".

O talento Saque Rápido também permite que eu guarde uma arma como ação livre?

Não. O talento Saque Rápido claramente anuncia que uma arma pode ser sacada como uma ação livre e não sugestiona qualquer coisa sobre guardar armas mais rápido (guardar uma arma é uma ação de movimento).  Você, entretanto, assim como pode sacar uma arma como parte de uma ação de movimento (se tiver BBA +1), você também poderá guardar uma arma como parte dessa ação de movimento.

Meu personagem com Saque Rápido e BBA +6 pode fazer uma jogada de ataque corpo a corpo e uma jogada de ataque à distância na mesma rodada?

Sim.Um personagem com bônus base de ataque +6 que estiver carregando uma espada longa, por exemplo, pode fazer um ataque corpo a corpo, largar a espada (uma ação livre), usar  os benefícios de Saque Rápido para sacar uma adaga com ação livre, depois arremessar essa adaga usando seu segundo bônus base de ataque. A mesma regra se aplica ao Combater com duas armas.

Se o personagem, nesta situação, tem ambas as mãos livres (por exemplo se ele não estiver carregando um escudo pequeno ou grande, nem uma arma na mão inábil), ele poderá usar o Saque Rápido para sacar um arco (ação livre), muni-lo com uma flecha (outra ação livre) e disparar.

Quantos dardos ou flechas uma dose de veneno pode cobrir?

Uma dose de veneno afeta apenas uma arma - espada longa, adaga, dardo, flecha, tanto faz. O tamanho da arma não influencia (não, isto não parece realístico, mas facilita significativamente o propósito do jogo).

Eu posso usar a ação de contramágica contra uma magia conjurada por uma varinha, cajado ou pergaminho?

De modo geral, você não pode usar as regras de contramágica contra magias advindas de itens mágicos. Entretanto, devido a regra única de conjurar magias a partir de pergaminhos, você pode realizar uma contramágica contra a magia de um pergaminho da mesma forma que faria contra uma conjuração normal.

Que espaços de item mágico um lobo atroz ou um rinoceronte poderiam ter? Ouvi falar que animais podem usar amuletos e algumas vezes capas, mas, e se este for capaz de usar botas, por exemplo?

Um animal pode usar qualquer item mágico que seu Mestre julgar apropriado para a campanha. Colares e amuletos são as escolhas mais comuns, já que estes podem ser ornados em praticamente qualquer tipo de animal. Uma armadura mágica pode ser forjada para animais tanto quanto para personagens de jogadores. Braçadeiras ou braceletes podem ser adaptados para ser aplicados num animal.

Posso usar um escudo torre enquanto montado?

Nada na descrição do escudo torre implica que você não possa usá-lo enquanto montado. No entanto, ao anunciar a manobra de cobertura, sua montaria não ganha os benefícios.

Eu posso arremessar com ambas as mãos? O que aconteceria se eu tivesse o talento Tiro rápido e tentasse fazer isso?

As regras de combater com duas armas permite que você use armas de arremesso em ambas as mãos. Um dardo ou uma shuriken são tratados como armas leves para o propósito de combater com duas armas, enquanto azagaias, redes e fundas são tratadas como armas de uma mão. Contanto que você possa sacar armas adicionais como uma ação livre (através do talento Saque Rápido) você se beneficiará do talento Tiro Rápido. Por exemplo, um Guerreiro de 4º nível que possua os talentos Saque Rápido, Tiro rápido e Combater com duas armas, pode arremessar duas adagas com sua arma primária e uma terceira na sua mão inábil. Seu bônus de ataque ajustado seria de +0 com cada adaga (+4 BBA, -2 por usar arma leve na mão inábil, -2 por usar Tiro rápido, as penalidades se acumulam).

Posso usar um chicote com duas mãos e assim adicionar 1.5x o modificador de Força no dano?

O chicote é uma arma de uma mão e as regras do jogo são claras. Sim, é possível.

Posso usar o talento Ataque poderoso em combinação com um chicote?

Sim. 

Posso encantar um par de luvas como uma arma (uma luva +1 congelante, por exemplo)? Qual seria o custo?

Objetos não podem ser encantados como armas. Você não pode criar uma luva +1 congelante da mesma forma que não pode criar um chifre +1 flamejante ou um livro sagrado +5 ruína dos orcs

Posso usar um talento metamágico enquanto criando itens mágicos?

Sim. Calcule o preço de itens mágicos usando o novo nível de magia (ajustado pelo talento metamágico). Uma varinha de curar ferimentos leves maximizada, por exemplo, custaria 21000 Po (nível da magias 4 x nível de conjurador 7 x 750). Você não poderia criar uma varinha de curar ferimentos moderados maximizada, porque esta seria uma magia de 5º nível (apenas magias de até 4º nível podem ser aplicadas em varinhas).

Posso realizar testes de Reflexos em qualquer situação, mesmo enquanto incapaz de se movimentar ou ocupando um lugar sem espaço disponível?

Sim. Em termos gerais, um teste de Reflexos não depende apenas de agilidade ou esquiva, como também cobertura e sorte podem possibilitar esse teste de resistência. Na maioria dos casos, testes de Reflexos são realizados normalmente, mas as condições podem penalizá-lo.
  • Um personagem preso em um canto apertado pode se beneficiar de, no máximo, um bônus de Destreza +0. Modifique seu teste de Reflexos adequadamente;
  • Se você está morto, você se tornará (por via de regras) um objeto. Um objeto não realiza testes de resistência;
  • Situações que penalizem sua Destreza como estar dentro de uma área de enredamento (-4 em Des), ou o status de fadiga (-2 em Des) e exaustão (-6 em Des) também penalizam os testes de Reflexos;
  • Se você estiver indefeso, incapaz de se mover, considere sua Destreza com o valor 0 (modificador -5). Você estará indefeso quando paralisado, dormindo ou inconsciente.
Eu posso fazer uma manobra de derrubar como parte de um ataque de oportunidade? E uma manobra de desarme?

Sim. De acordo com o Livro do Jogador pág. 198 "...enquanto a maioria das manobras de combate podem ser realizadas como parte de uma ação de ataque, ação de ataque total ou ataque de oportunidade (no lugar de um ataque corpo a corpo) outras exigem ações específicas", a manobra derrubar pode ser usada como parte de um ataque de oportunidade desde que o alvo adentre sua área de ameaça. A mesma regra segue a manobra de desarme. 

Se eu preparo uma lança contra uma investida, devo fazer a jogada de ataque contra o primeiro inimigo que invista contra meu personagem?

Depende do que você anunciou na sua ação preparada. Se você diz, "Eu preparo minha lança contra o primeiro inimigo que invista contra mim", a resposta é sim. Mas se você prepara uma ação gatilho como "eu preparo minha lança contra a investida do bárbaro orc", especificando o inimigo, não necessariamente.

Para um clérigo bondoso, que tipo de ação ele gasta para converter espontaneamente uma magia preparada para cura? 

Fazer isto não requer ação. Você pode converter a magia como parte da sua ação de conjuração.

 Você pode aplicar um talento metamágico durante uma conversão espontânea, gastando uma ação de rodada completa para isso (assim como nas regras para aplicar talentos metamágicos em magias espontâneas).

Posso realizar um ataque de misericórdia com uma magia de raio?

Não, mas a ação de ataque de misericórdia permite que você use um arco ou besta contanto que você esteja adjacente ao inimigo, portanto, permitir que um ataque de toque à distância realize o mesmo feito enquanto adjacente ao inimigo é plausível.

Necromancia soa maligno. As magias necromânticas podem ser conjuradas por personagens de tendência bondosa?

Primeiro de tudo, a maioria das magias da escola Necromancia NÃO são consideradas "malignas". Algumas magias da escola, entretanto, possuem descritor [Mal] como animar os mortos. A maioria dos conjuradores não são limitados a não conjurar magias necromânticas, nem sofrem qualquer penalidade por fazê-lo. Apenas algumas classes possuem certas restrições que envolvem usar magias com descritores de tendência, como é o caso dos clérigos e druidas que não podem conjurar magias da tendência oposta à da sua divindade.  Um clérigo Neutro e Bom não pode conjurar magias com o descritor [Mal], porque esta seria uma magia oposta a sua tendência. 


É possível usar detectar magia para localizar uma criatura invisível?

Sim, embora nada eficiente. Lembre-se que detectar magia revela a localização de auras mágicas no final de 3 rodadas. Uma criatura invisível por uma magia ou efeito mágico poderá ser detectada por detectar magia, mas apenas após 3 rodadas de concentração. Entretanto, a criatura invisível deve permanecer na área de efeito do detectar magia pelas 3 rodadas. 

Um personagem dentro de uma área escorregadia é considerado desprevenido?
Sim. Qualquer personagem que é atacado enquanto se equilibrando é considerado desprevenido a menos que tenha 3 ou mais graduações em Acrobacia.

Eu posso transmitir uma magia de toque conjurada a partir de uma varinha ou cajado para a minha mão espectral? E quanto a um pergaminho?

Não. A magia transmitida por uma mão espectral deve ser conjurada por você. Ativar um item mágico não é o mesmo que conjurar uma magia, mesmo que os efeitos sejam virtualmente idênticos (inclusive magias advindas de pergaminhos).

Se um conjurador morre depois de invocar um monstro, o monstro continua a lutar?

Uma criatura invocada continua a exercer seu último comando da melhor forma que puder até o final da duração da magia.

Eu posso comandar para que minha criatura invocada realize ataques especiais como atropelar ou agarrar? Posso comandá-la a causar dano não-letal?

Sim. Contanto que o conjurador seja capaz de se comunicar com a criatura invocada, a criatura pode ser capaz de realizar qualquer ação comandada pelo conjurador (entenda, entretanto, que monstros invocados são limitados pelos seus valores de Inteligência e comandos muito complexos podem não ser entendidos). Comandar suas criaturas invocadas é uma ação livre.

Posso comandar para que uma criatura invocada se distancie para além do alcance da magia?

Sim. Uma vez que a criatura é invocada, ela não precisará mais respeitar as regras de alcance da magia. 

Uma criatura invocada aparece com o equipamento listado no Livro dos Monstros?

Sim.

Eu posso cavalgar um disco flutuante (magia de 1º nível de mago e feiticeiro)? 

Não. O disco flutuante apenas segue o conjurador.

Se eu alcanço um sucesso decisivo sob os efeitos de ataque certeiro, ainda recebo o bônus de +20 de bônus na jogada de confirmação?

Sim. A confirmação é exatamente a mesma jogada e o mesmo bônus usado na primeira jogada de ataque.




Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu